Essa é a curiosidade que muitos de nós focas temos, ainda mais os que, como eu, ainda não tiveram a oportunidade de estagiar na redação de algum jornal impresso. Apresentaremos aqui na Casa dos Focas como funciona a maior parte das redações dos jornais. É claro que elas podem mudar de acordo com a linha editorial e a plataforma para qual trabalham, mas a essência é sempre a mesma.

Reunião de pauta na Folha de S.Paulo. Foto: Folha de S.Paulo
Reunião de pauta
A primeira figura que começa a trabalhar em uma redação é o “pauteiro”, também chamado de “chefe de reportagem”. É ele quem indica quais serão os temas tratados na edição em questão. O “pauteiro” seleciona os temas de acordo com o interesse do público e tendo como base as notícias recentes. Depois de definidos os assuntos que serão tratados, o “pauteiro” distribui as pautas entre os repórteres de acordo com a editoria de cada um. Em alguns veículos a figura do “pauteiro” não existe, nesse caso o próprio repórter é encarregado de apresentar novidades para possíveis pautas. O departamento comercial indica logo cedo onde os anúncios ficarão, assim o repórter saberá antecipadamente quanto espaço sua matéria poderá ter.
A apuração
Já sabendo de sua pauta, o repórter vai para a rua em busca de novas informações sobre aquela notícia. Aí começa todo o trabalho de apuração, que pode ser também realizado pela internet ou telefone. Após recolher todo o material que precisa, o repórter volta para a redação, onde começa a redigir a matéria. Muitas vezes quando o repórter sai da redação para apurar uma notícia, ele é acompanhado de um fotógrafo que, conhecendo a pauta, procura a melhor imagem para ilustrar a matéria que está sendo produzida.
A Correção
Após a matéria estar pronta, ela entra no processo de correção. Nesta fase o texto é corrigido pelo redator ou editor assistente, que passa para para o subeditor (se houver) e por fim chega ao editor. Eles definem se a matéria está boa, se os dados estão corretos, se as informações estão claras, enfim se está tudo compreensível para o leitor. Concluída essa parte, o texto é liberado para o próximo setor.
A Administração
Apesar de não interferirem diretamente na produção das notícias, alguns profissionais tem um importante papel na redação, pois coordenam o jornal como um todo ou alguns cadernos do mesmo. Esse é o caso dos editores, que são divididos em editor executivo, editor chefe e editor de caderno. O editor executivo supervisiona o trabalho dos editores e participa de decisões administrativas. Já o editor chefe define o estilo e a direção da apuração das matérias. O editor é o responsável por algum caderno (editoria), é ele quem dá a palavra final na diagramação da página.
A Diagramação
Outro personagem que participam da reunião com o chefe de reportagem no início do dia é o diagramador. Ao mesmo tempo em que o repórter apura a matéria, o diagramador projeta como ela irá aparecer na página. O trabalho deste profissional é acompanhado pelo diretor de arte, que auxilia na parte visual, e pelo editor de texto, que define as notícias mais importantes. O subeditor é uma peça curinga, podendo substituir o editor ou o chefe de reportagem quando um deles está ausente. O mesão serve, na parte da manhã, para a reunião entre o diretor executivo e os editores de cada caderno.
Fotografia
A fotografia costuma ficar em um setor separado e possui cargos semelhantes aos da área do texto. O chefe de reportagem é encarregado de distribuir a pauta entre os fotógrafos e o editor acompanha o trabalho dos fotógrafos e seleciona as imagens que melhor retratam a matéria em questão. As imagens são sempre arquivadas, inclusive as que não foram publicadas, pois podem ser utilizadas em pautas futuras.
Reunião final
Ao final do dia a equipe, representada pelos cargos mais altos de cada setor, reúne-se para definir a primeira página. O diretor executivo seleciona as melhores matérias, os editores redigem as manchetes, o editor de fotografia seleciona as melhores imagens e o diagramador desenha a capa, auxiliado pelo diretor de arte. O diretor de redação é uma das figuras mais respeitadas. Além de acompanhar o trabalho na redação, é ele quem fica de olho na concorrência e nos novos talentos que surgem no mercado.
Leia também:
– Como é formada uma Redação de TV
– Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros
Por Emílio Portugal Coutinho
Adorei a explicação!
Me ajudou no que eu precisava. Ademais uma ótima explicação. Podendo ser entendido facilmente.
Olá Elizine! Fico feliz em poder ter lhe ajudado. Sinta-se em casa, e caso tenha alguma sugestão ou crítica é só escrever para nós. Até mais! Emílio Coutinho
É muito importante adquirir conhecimento para o futuro,acho massa o trabalho de vocês.
Olá, Hugo! Que bom que tem gostado do conteúdo que publicamos. Sinta-se em casa. Sucesso para você! 😉 Emílio Coutinho