Abertas as inscrições para o programa de treinamento da Folha 2014

0
30

A Folha de S.Paulo abriu no início deste mês as inscrições para os Programas de Treinamento em Jornalismo Diário que serão realizados em 2014.

Voltado para estudantes ou formados em qualquer curso superior, o programa formará duas turmas de trainees, que participarão de seminários, conversas com editores e repórteres do jornal e realizarão exercícios nos quais serão postos em prática os princípios editoriais da Folha.

Com 16 semanas de duração, o curso formará turmas de até 12 participantes e o processo de seleção inclui provas on-line e presencial, análise de currículo, participação em semana de palestras e atividade em inglês, além de uma entrevista.

Os trainees terão aulas de português, matemática, história, direito, investigação jornalística e uso de planilhas e bancos de dados eletrônicos.

Qualquer pessoa que tenha curso superior concluído ou em andamento, seja criativa e bem formada e julgue ter talento para o jornalismo pode se inscrever no programa, independente da idade.

folha

Para concorrer a uma vaga no Programa de Treinamento em Jornalismo Diário, é preciso:

1) Preencher e enviar a ficha de inscrição.

2) Todos os inscritos devem fazer uma prova de múltipla escolha on-line. Se você está inscrito, será avisado por e-mail sobre a data em que deverá fazer a prova.

3) O resultado do candidato na prova e as informações da sua ficha são analisados nesta etapa de seleção.

4) Os 10% mais bem classificados são chamados para uma prova presencial com questões de múltipla escolha e questões dissertativas. São testados os conhecimentos de português, matemática, inglês e conhecimentos gerais (que avaliam a formação cultural dos candidatos e o grau de acompanhamento do noticiário nacional e internacional). Veja provas de turmas anteriores.

5) Os 80 candidatos com melhores resultados na segunda prova (incluindo os melhores textos) são chamados para participar de uma semana de palestras (40 em cada semestre do ano) e atividades na sede da Folha, em São Paulo; aqui passam também por uma entrevista individual.

6) No final do processo, até 12 candidatos são selecionados para o programa, que dura 16 semanas.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro.

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Folha de S.Paulo.

Leia também:

– Como os recrutadores olham para nós Focas

– Como funciona a redação de um jornal?

– Como participar do Curso Estado de Jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui