InícioListasDia do Repórter: Dez frases sobre reportagem e apuração para refletir

Dia do Repórter: Dez frases sobre reportagem e apuração para refletir

Selecionamos algumas frases sobre essa que é, segundo Gabriel Garcia Márquez, “a melhor profissão do mundo”.

Foto: Freddy Kearney/Unsplash.

Hoje, 16 de fevereiro, comemoramos o dia do repórter. Este profissional, que dedica sua vida apurando informações, entrevistando fontes e produzindo reportagens, possui um papel fundamental no jornalismo e na sociedade.

Selecionamos algumas frases sobre essa que é, segundo Gabriel Garcia Márquez, “a melhor profissão do mundo”. Aproveitemos esta data para refletir sobre os impactos do bom jornalismo e a necessidade de apurar as informações para produzir reportagens de qualidade.

Frases sobre reportagem e apuração

01 – “Os repórteres se dividem em três categorias: o repórter, que escreve o que viu; o repórter interpretativo, que escreve o que viu e o que ele acha que isso significa; e o repórter especialista, que escreve a respeito do significado do que ele não viu.” (Abbott Joseph Liebling)

02 – “A arte da reportagem é de natureza extremamente complexa, pois é um processo sem fim. Sempre será possível apurar mais e melhor”. (Caco Barcellos)

03 – “A primeira essência do jornalismo é saber o que se quer saber, a segunda é descobrir quem o vai dizer.” (John Gunther)

04 – “A maneira de obter a informação afeta seu teor.” (Alberto Dines)

05 – “Jornalismo investigativo não se baseia em denúncias, apenas começa com elas. A base mesmo é uma sólida pesquisa por parte do repórter.” (Felipe Pena)

06 – “Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz, muitas vezes não sabe.” (Máxima do jornalismo investigativo)

07 – “Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas, eu não consigo terminar esta maldita matéria” (Clarice Lispector)

08 – “A busca da verdade depende da boa reportagem.” (Carl Bernstein)

09 – “Se faço ficção, posso inventar o que quiser. Se faço jornalismo, não posso. Devo ater-me aos fatos.” (Ricardo Noblat)

10 – “O que é difícil não é escrever muito: é dizer tudo escrevendo pouco.” (Júlio Dantas)

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui