InícioFocabulárioO que é um foca?

O que é um foca?

- Advertisement -spot_img
Foto: wikipédia
Independente de qual seja a origem, o certo é que o foca batalha muito em troca de algumas poucas sardinhas!

É normal quando ingressamos em determinado grupo ou quando começamos a exercer certa atividade pela primeira vez entrarmos em contato com um vocabulário novo. No jornalismo esse processo não é diferente.

“Olha mais um foca aí!” Talvez esse seja o primeiro termo que um jovem jornalista ouça ao entrar em uma redação. Mas afinal, o que é um foca?

Foca é um jornalista novo sem experiência. A origem desse termo ainda é muito discutida, inclusive entre os profissionais da área. Vamos tentar, no entanto, apresentar as versões que parecem mais se aproximar da realidade.

Há quem defenda que o termo deriva da palavra latina “fócula”, que significa pessoas “ignorantes próximas do poder e subserviente ao extremo”. Outra história que corre entre alguns jornalistas afirma que o termo vem dos tempos das máquinas fotográficas que utilizavam flash a magnésio. Ao preparar suas máquinas, os fotógrafos dos jornais focavam e deixavam o obturador aberto. No momento em que os personagens que seriam fotografados estavam prontos, era riscado um fósforo em uma placa de magnésio e ela “explodia” em um clarão. A luz que saía dessa explosão, passava pelo obturador aberto e deixava a chapa impressa. Alguns fotógrafos novos, entretanto, demoravam muito para preparar a máquina, o que irritava os que seriam fotografados. “Calma aí pessoal, eu tô focando!”, dizia o fotógrafo inexperiente. “Foca logo!”, respondiam. O apelido acabou pegando e, mais tarde sempre que aparecia algum novato, os mais experientes diziam: “Olha o foca chegando!”.

Independente de qual seja a origem, o certo é que o foca batalha muito em troca de algumas poucas sardinhas!

Por Emílio Portugal Coutinho.

Fontes consultadas

BICARATO, Paulo. Alfarrábio. Disponível em: http: //www.alfarrabio.org/index.php?itemid=1295. Acesso em: 01 de outubro de 2012.

SANCHES, Valdir. Crônica – Pingão da Marta, boneco do Covas .”Desce o pingão.” Jornal Cidade, Rio Claro, SP, 23 de agosto de 2010. Disponível em <http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/jcnaescola/curso2010/64813-1-encontro>. Acesso em: 01 de outubro de 2012.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Dirnei! Obrigado pelo comentário. Espero que goste do nosso conteúdo e por favor divulgue essa iniciativa aí na sua turma. Também estudo na FIAM FAAM. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui