InícioTem VagaAbraji abre vaga temporária para jornalista de dados

Abraji abre vaga temporária para jornalista de dados

A contratação terá duração de quatro meses, com possibilidade de renovação. Por conta da pandemia, o trabalho poderá ser realizado remotamente.

Foto: Pixabay.

O projeto CruzaGrafos, ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, desenvolvido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em parceria com o Brasil.IO, está com uma vaga aberta para jornalista de dados.

O jornalista contratado, que seguirá uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, será treinado pela equipe da Abraji e do Brasil.IO. Dentre as atividades que serão exercidas pelo profissional está a de colaborar na redação da Investigadora, newsletter de jornalismo investigativo baseado em evidências.

Requisitos

Os candidatos deverão ter vontade de aprender, experiência com jornalismo de dados e domínio de planilhas eletrônicas. Serão considerados diferenciais ter:
– Experiência em gestão e redação de newsletters;
– Conhecimento de linguagens de programação;
– Participado de hackathons e/ou eventos relacionados a técnicas de análises de dados, como seminários e workshops; familiaridade com a Lei de Acesso à Informação (LAI);
– Conhecimento sobre a organização do poder público e mecanismos de controle nos diferentes poderes e níveis federativos.

Responsabilidades

O jornalista contratado terá as seguintes responsabilidades:
– Criar relatórios sobre investigações jornalísticas atuais no noticiário baseadas em dados e evidências;
– Redigir textos descritivos e tutoriais sobre investigações jornalísticas baseadas em dados e evidências;
– Realizar análises exploratória de dados em diversas bases de dados de interesse público;
– Colaborar em cursos e na criação coletiva de projetos de análises, programação e visualização de dados;
– Realizar checagens de cruzamentos de bases de dados.

Sobre a vaga

Este é um emprego temporário que tem por objetivo oferecer a oportunidade de que vários profissionais tenham acesso à vaga. A contratação terá duração de quatro meses, com possibilidade de renovação. Todos os currículos que forem enviados para esta seleção também serão avaliados em futuras seleções. Remuneração a combinar. Por conta da pandemia, o trabalho poderá ser realizado remotamente.

Como se candidatar?

Os jornalistas interessados pela vaga, que se encaixarem nos requisitos mencionados acima, terão até o dia 4 de fevereiro de 2022 para se inscrever preenchendo um formulário que pode ser acessado clicando aqui.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui