InícioCursos de jornalismoAbraji oferece curso gratuito de jornalismo investigativo

Abraji oferece curso gratuito de jornalismo investigativo

O curso online ensina como investigar as remunerações de membros do judiciário e do ministério público.

Escultura “A Justiça” em frente ao STF, Praça dos Três Poderes, Brasilia, DF, Brasil.

Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito sobre como investigar as remunerações de membros do Judiciário e do Ministério Público pela plataforma do DadosJusBr. A iniciativa é promovida pela Transparência Brasil e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).



Como este curso funcionará?

O curso será ministrado por Bianca Berti, analista de transparência e integridade da Transparência Brasil, e Nazareno Andrade, cientista de dados do projeto DadosJusBr e professor licenciado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A carga horária total deste curso é de seis horas, dividida em três semanas. Os horários serão flexíveis, permitindo aos estudantes acompanharem de acordo com suas disponibilidades. Serão realizadas duas sessões ao vivo opcionais: a primeira é destinada aos estudantes que tiverem alguma dúvida; a segunda será de encerramento do curso.



Conteúdo deste curso de jornalismo investigativo

Utilizando conceitos e exemplos práticos, os professores pretendem passar conhecimentos sobre como identificar supersalários e verificar de que forma benefícios e auxílios geram ganhos acima do teto constitucional.

Ao longo das aulas, os estudantes aprenderão técnicas de investigação com planilhas eletrônicas e, caso haja interesse por parte dos participantes, também será ensinado como utilizar linguagens intermediárias de análise de dados como R e Python para o mesmo objetivo.



Como se inscrever e receber o certificado?

Os interessados em participar desta iniciativa terão até o dia 16 de novembro para se inscrever clicando aqui. O certificado de conclusão deste curso será concedido aos estudantes que tiverem assistido pelo menos 75% do conteúdo e atingirem uma pontuação de no mínimo 50% nas atividades de cada módulo.

- Advertisement -
Adriana Novaes
Adriana Novaes
Jornalista graduada e especializada em jornalismo Investigativo, Adriana Novaes escolheu a profissão por sua paixão pela escrita e leitura desde a infância. Atualmente escreve para jornais de bairro e atua em sites de notícias.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
92SeguidoresSeguir
2,595SeguidoresSeguir
117InscritosInscrever
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui