InícioMestres ensinamComo elaborar uma longa-reportagem

Como elaborar uma longa-reportagem

- Advertisement -spot_img
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Produzir longas reportagens na TV requer tempo, disposição e muito trabalho em equipe. Jornalistas investigativos, produtores experientes, bons cinegrafistas e repórteres são a base desse time. E este tipo de matéria só vai ao ar quando a última peça do quebra-cabeças estiver no seu lugar, por isso é necessário apuração, checagem, re-checagem e uma última checagem por garantia.

Os temas de longas reportagem variam bastante: podem ser assuntos mais “frios” como a vida e reprodução das tartarugas marinhas ou temas mais “quentes” como a descoberta de um esquema de desvio de verbas públicas.

Como se faz?

A produção de uma longa reportagem é a mesma de uma reportagem cotidiana, só que mais intenso e aprofundado. Reportagens corriqueiras têm um deadline (tempo limite para entregar o trabalho pronto) curto, mas matérias especiais podem precisar de mais tempo de produção, a não ser em casos específicos, que precisem entrar no mesmo dia.

O assunto da grande reportagem também nasce em uma reunião de pauta. Chefes, produtores e pauteiros discutem os temas que serão trabalhados nos próximos dias. Essas longas reportagens podem entrar em telejornais ou em programas semanais. O importante é “amarrar” bem o assunto, destrinchar o tema de forma concisa e clara para explicar ao telespectador detalhes que uma simples reportagem não teria tempo para isso.

Definido o tema, pauteiros e produtores levantam as primeiras informações e marcações (locais para gravar e entrevistados) para o repórter (em muitos casos, a equipe externa precisa viajar e ficar hospedada alguns dias em outras cidades). Normalmente, materiais captados por outras equipes de reportagem cotidiana também são usados. Algumas imagens são reservadas exclusivamente para estas reportagens especiais, como um flagrante de propina, por exemplo.

Riscos

Tim Lopes, repórter assassinado por traficantes em 2002.
Tim Lopes, repórter assassinado por traficantes em 2002.

Mesmo com o repórter na rua, jornalistas internos vão desenrolando o fato, buscando mais informações, depoimentos, documentos enfim mais material. Em alguns casos é preciso gravação escondida, como para provar um esquema de venda de atestados médicos falsos, por exemplo. Nesse caso, um jornalista experiente sai com câmeras ocultas e vai ao encontro dos criminosos – o que pode ser arriscado se for descoberto. Foi o que aconteceu com o jornalista Tim Lopes – considerado um ícone do jornalismo investigativo da TV Brasileira. Ele foi descoberto durante gravações com câmera escondida que denunciavam traficantes no Rio de Janeiro e foi assassinado em junho de 2002.

Duração de uma longa reportagem

Uma matéria normal dentro de um telejornal tem cerca de um minuto e meio e precisa contar o fato ao telespectador dentro desses 90 segundos com imagens, informações, entrevistas e a passagem do repórter. Nas longas reportagens o tempo é um pouco maior: entre três e seis minutos. Em programas semanais, como Fantástico ou Domingo Espetacular, o tempo pode chegar por volta de 15 minutos – se o assunto render, sem deixar o vídeo chato e com riscos de o telespectador mudar de canal.

Por Thiago Moraes

Perfil de Thiago Moraes

Thiago Moraes
Repórter e apresentador de telejornais, Thiago Moraes (31) trabalha com jornalismo televisivo desde 1996, quando iniciou na área técnica (atrás das câmeras). Formou-se em jornalismo pelo UNIFAE, em 2005, na cidade natal (São João da Boa Vista-SP). Pós-graduado em Linguagens Midiáticas e pós-graduando em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Thiago Moraes é autor de mais de 3 mil reportagens televisivas e também escreve para o blog TELE BLOG NEWS – Bastidores do jornalismo em TV.

- Advertisement -spot_img
Thiago Moraes
Repórter e apresentador de telejornais, Thiago Moraes (31) trabalha com jornalismo televisivo desde 1996, quando iniciou na área técnica (atrás das câmeras). Formou-se em jornalismo pelo UNIFAE, em 2005, na cidade natal (São João da Boa Vista-SP). Pós-graduado em Linguagens Midiáticas e pós-graduando em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Thiago Moraes é autor de mais de 3 mil reportagens televisivas.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui