“Como se proteger de ataques e ameaças online” é tema de curso gratuito promovido pela FENAJ

O objetivo desta iniciativa é capacitar jornalistas para promoverem denúncias sobre agressões e cerceamento ao exercício profissional.

2
145
Foto: Divulgação

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está promovendo um curso gratuito intitulado: “Como se proteger de ataques e ameaças online’’. O objetivo desta iniciativa é capacitar jornalistas para promoverem denúncias sobre agressões e cerceamento ao exercício profissional.

O curso faz parte do projeto “Monitoramento da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – Ano 2021’’, que tem por objetivo monitorar a crescente violência contra a categoria no país a partir da coleta de dados pelos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados.

Em agosto deste ano, como parte dessa iniciativa, a FENAJ promoveu o seminário online “Violência contra Jornalistas: denunciar para combater e se proteger para evitar”, dividido em duas etapas. A primeira foi intitulada como “Violência contra jornalistas: como, onde e porque denunciar”.

O curso “Como se proteger de ataques e ameaças online” faz parte da segunda etapa e terá três módulos: Segurança digital e privacidade do jornalista; Atuação do jornalista nas redes sociais digitais; e Como reagir a ataques online: medidas legais cabíveis e ferramentas de controle das plataformas.

Voltado para jornalistas e estudantes de jornalismo, este curso de formação é gratuito e será realizado no dia 27 de novembro de 2021, sábado, das 09h às 16h. Os interessados em participar terão até o dia 25 de novembro para se inscrever clicando aqui.

Programação do Curso “Como se proteger de ataques e ameaças online”

O primeiro módulo, intitulado “Segurança digital e privacidade do jornalista”, terá início às 09h30. Nele serão apresentadas ferramentas para garantir a segurança online e se mostrará a importância de protocolos de segurança para os jornalistas, com a finalidade de evitar invasões e ataques de ‘pishing’.

Já o segundo módulo, intitulado “Atuação do jornalista nas redes sociais digitais”, começará às 10h30. Neste módulo se abordará a importância da transparência, como as novas tecnologias e padrões éticos são fundamentais para a atuação do jornalista.

O terceiro e último módulo, intitulado “Como reagir a ataques online: medidas legais cabíveis e ferramentas de controle das plataformas”, terá início às 14h. Nele se ensinará o passo a passo do que pode ser feito em casos de assédio e ameaças online.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui