Coordenadora do G1 SC fala sobre a nova plataforma do jornalismo

0
35

A Faculdade Satc recebeu na última terça-feira (29/10) a jornalista Lisandra Nienkotter, no auditório dois da instituição. O encontro fez parte do segundo dia da Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo da Faculdade Satc. Lisandra é coordenadora do portal G1 Santa Catarina e do Globoesporte.com. Diante dos estudantes, Lisandra reforçou o crescimento do novo nicho do jornalismo: a internet. “Este é um caminho que está crescendo cada vez mais na comunicação. O G1 SC começou em junho do ano passado e colhemos bons números de acessos, com matérias bem construídas”, ressaltou.

O portal figura a quinta posição de acessos entre os 26 portais dos outros estados brasileiros, sendo que em setembro, o G1 Santa Catarina ficou na terceira colocação. A jornalista também ressaltou a utilização das tecnologias nas coberturas jornalísticas.

Lisandra

“Em uma das enchentes pelo Estado criei um grupo no whatsapp e coloquei todos os repórteres que estavam envolvidos naquela cobertura, inclusive, profissionais da RBS TV, afiliada da Rede Globo. A partir daquele momento começamos a receber muitas fotos da enchente, o que nos possibilitou uma galeria com várias imagens. Quando percebi, o grupo tinha mais de 50 jornalistas adicionados”, relembra.

Em pouco mais de um ano, Lisandra relembrou algumas coberturas marcantes. As ondas de ataques em Santa Catarina foi uma delas. Na ocasião, diversos ônibus foram incendiados pelo Estado. As baixas temperaturas deste Inverno com mais de 100 cidades catarinenses registrando neve, inclusive, no município de Florianópolis. Por último, a cobertura da explosão de um gás tóxico em São Francisco do Sul, Norte do Estado.

A redação do G1 Santa Catarina se concentra em Florianópolis, onde atuam 15 profissionais. Criciúma conta com um jornalista fixo na cidade por causa do Criciúma Esporte Clube, o único time catarinense presente na Série A do Campeonato Brasileiro. O projeto é expandir a redação por outras regiões do Estado.

Mais sobre Lisandra – A jornalista começou a carreira no SBT, onde atuou como repórter, produtora e editora. Após sua primeira experiência profissional, a jornalista migrou para a RBS TV, onde atua há 12 anos. Na emissora, Lisandra foi editora-chefe do Jornal do Almoço e do RBS Notícias e passou também pela TVCOM.

Texto: Douglas Saviato

Fotos: Mayara Cardoso/Douglas Saviato

Leia também:

– “O jornal de papel não vai acabar nunca”, afirma Xico Sá

– José Hamilton Ribeiro e a fórmula da grande reportagem

– “Não existe pauta ruim, existe reportagem mal feita”, destaca Sônia Bridi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui