InícioCursos de jornalismoCurso gratuito de "Direito de Defesa e Cobertura Criminal" tem matrículas abertas

Curso gratuito de “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” tem matrículas abertas

Curso de Direito de Defesa e Cobertura Criminal

Entre os meses de maio e junho será realizada a segunda edição do “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” do Projeto Repórter do Futuro. O curso tem por objetivo apresentar aos estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal.

Com encontros temáticos, o projeto pretende cobrir diferentes aspectos do sistema penitenciário brasileiro, dentre eles se destacam: presunção de inocência e liberdade de expressão, delação premiada e meios de prova e a influência da mídia na Justiça.

Promovido pelo IDDD, Instituto de Defesa do Direito de Defesa, pela Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, pela Oboré Projetos Especiais, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), este módulo do curso terá a coordenação pedagógica do jornalista Aldo Quiroga.

Serão selecionados 20 estudantes que a cada encontro, sempre realizado aos sábados, assistirão uma palestra de 40 minutos com um convidado. Em seguida, em um esquema de entrevista coletiva, terão mais de uma hora para fazer perguntas ao palestrante. Ao término da entrevista, já sem a presença do convidado, o coordenador pedagógico fará algumas observações sobre o desempenho dos alunos, que deverão produzir uma pequena reportagem e enviá-la à coordenação do projeto ainda no sábado.

Processo seletivo

Devido ao reduzido número de vagas do curso, 20 por módulo, será realizado um processo seletivo, dividido em duas etapas: a primeira online, na qual os interessados preencherão um formulário; e a segunda será presencial, quando se realizará um encontro de seleção. Neste encontro, será apresentado o curso e feita uma palestra inaugural. Em seguida, os alunos redigirão um texto jornalístico, a mão, respondendo a uma questão simples. Os alunos serão selecionados pelas informações enviadas no formulário e pelo texto entregue no encontro de seleção.

As inscrições on-line estarão abertas até o dia 14 de abril, quinta-feira, às 23h59, pelo site www.obore.com. O Encontro de Confraternização e Seleção será realizado no sábado, 16 de abril, às 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com a palestra inaugural “Making a Murderer” no Brasil: a revisão de erros judiciários no nosso sistema penal, proferida pelo perito Ricardo Molina e pelo advogado Fábio Tofic Simantob, vice-presidente do IDDD.

Curso gratuito: a reembolsa

O curso é totalmente gratuito, mas apenas para os estudantes que participarem de todas as atividades exigidas. Após a seleção, no ato da matrícula, os participantes deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 880,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico não opinativo ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo com editor responsável.

O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (a reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.

Por Emílio Portugal Coutinho com informações da Abraji

- Advertisement -
Emílio Coutinho
Emílio Coutinho
O jornalista, professor universitário e escritor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas em 2012 com o objetivo de oferecer um espaço para o ensino, a reflexão, o debate e divulgação de temas ligados ao jornalismo e à comunicação em geral.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
92SeguidoresSeguir
2,595SeguidoresSeguir
117InscritosInscrever
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui