InícioCursos de jornalismoCurso gratuito para jornalistas está com inscrições abertas

Curso gratuito para jornalistas está com inscrições abertas

O curso, que oferecerá certificado de conclusão aos participantes, tratará sobre temas ligados à tecnologia tais como proteção de dados e segurança da informação.

Foto: Divulgação/Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio.

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, em parceria com a Folha de S. Paulo, está promovendo um curso online gratuito para jornalistas que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre tecnologia.



Conteúdo do curso

O curso abordará os desafios da proteção de dados, a segurança da informação e os debates regulatórios em torno das soluções de identidade digital, além das oportunidades que se apresentam para o futuro.

Cada uma das seis aulas do curso terá duas horas de duração, sendo 1h30 de exposição e 30 minutos de dinâmica. As aulas, que serão transmitidas pela internet ao vivo entre os dias 25 de julho e 04 de agosto de 2022, sempre das 19h às 21h, serão gravadas e ficarão disponíveis para consulta dos alunos matriculados por um período de até seis meses.


Temas das aulas

A primeira aula, que ocorrerá no dia 25 de julho, seguirá o tema “Sociedade em redes — A vida (hiper)conectada”. Já a segunda aula, marcada para o dia 26 de julho, será sobre “Proteção de Dados e Cibersegurança: por que privacidade e proteção de dados são cada vez mais relevantes?”. A terceira aula, agendada para o dia 28 de julho, tratará sobre o “Panorama da digitalização no país e os desafios da identidade”.

No dia 1º de agosto será realizada a quarta aula, intitulada “Identidade: Da física para a digital”. A quinta aula ocorrerá no dia 3 de agosto e seguirá o tema “Identidade digital: Por dentro do “mecanismo”, uma perspectiva dos provedores de tecnologia”. A sexta e última aula será no dia 4 de agosto, e tratará sobre “Inovação e negócios do futuro”.



Publicação de pautas e Certificados

Ao final do curso, os participantes serão convidados a enviar pautas para a produção de reportagens tendo como base os conteúdos apresentados ao longo das aulas. Entre as pautas apresentadas serão selecionadas dez propostas, que terão a possibilidade de publicação na Folha de S. Paulo.

Serão emitidos certificados de conclusão de curso aos alunos que assistirem ​ao menos ​75% das aulas ao vivo ou certificado de participação para alunos que assistirem ​a todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso. A carga horária do curso é de 18 horas.



Como se inscrever?

Os jornalistas interessados em participar do curso “Lab Sociedade Digital” terão até o dia 10 de julho para se inscrever clicando aqui. No total serão selecionados 80 jornalistas. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de julho.

- Advertisement -
Bárbara Locatelli
Pedagoga, estudante de jornalismo e mais um monte de coisas contraditórias. Questionadora, inquieta e sempre em busca de evolução. Sou mais do que seu olho pode ver.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui