InícioNotíciasEstudante paulista viaja para conhecer o Museu da Imprensa

Estudante paulista viaja para conhecer o Museu da Imprensa

- Advertisement -spot_img

Para aumentar a bagagem que o jornalismo exige, o estudante Emílio Portugal Coutinho, de São Paulo, não pensou duas vezes sobre o que fazer com suas férias. Decidiu viajar a Brasília, para um contato pessoal, ao longo de uma semana, com as instituições e com a gente – “até morador de rua” – da capital do Brasil. No seu roteiro, uma demorada visita ao Museu da Imprensa.

Já graduado em filosofia e teologia, Emílio, 27 anos, está no quarto semestre do curso de jornalismo das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Criou um blog colaborativo para estudantes de jornalismo – www.casadosfocas.com.br, frequentado por alunos e professores de todo o país e do exterior. Trabalha em um site de notícias ligado à Igreja Católica. “Fiz a cobertura da recente visita do Papa Francisco ao Brasil”, adianta Emílio.

“Estou impressionado com o acervo do Museu da Imprensa. É obrigatório conhecê-lo. Uma coisa é ver máquinas e equipamentos na internet. Outra coisa, muito diferente, é ter um contato pessoal com elas. Assistir ao seu funcionamento, ver o seu tamanho. Isso o Google não dá. Eu pretendo, após a graduação, fazer mestrado em jornalismo e dar aulas. Então vou fazer de tudo para trazer meus alunos ao Museu da Imprensa”. Emílio é filho de um jornalista, que fez parte dos quadros do “Diário Popular”.

Com jornalismo na veia, o estudante paulista ficou de divulgar em sua instituição de ensino e por meio de seu blog o Museu da Imprensa e o concurso de desenho, redação, poesia e artigo. O responsável pelo museu, o servidor Rubens Cavalcante Júnior, entregou-lhe cartazes e cópias do regulamento do certame. “Essa visita completa em muitos sentidos minha formação acadêmica. Ela me mostrou as origens do jornal impresso – que não vai acabar – e sua evolução”, declarou Emílio, que, hoje à tarde, vai visitar o “Correio Braziliense”.

Matéria publicada no Boletim Informativo da Imprensa Nacional.

Leia também:

– Qual foi o primeiro jornal impresso no Brasil?

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui