InícioEventosFolha promove Encontro gratuito de jornalismo em São Paulo

Folha promove Encontro gratuito de jornalismo em São Paulo

- Advertisement -spot_img

Entre os dias 19 a 21 de fevereiro ocorrerá o 2º Encontro Folha de Jornalismo. Promovido pelo Jornal Folha de S.Paulo, o evento é totalmente gratuito e será sediado na Unibes Cultural em São Paulo (Teatro Folha – Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis – São Paulo/SP).

O encontro, que faz parte das comemorações pelos 97 anos do jornal paulista, reunirá conhecidos nomes da imprensa brasileira e contará também com convidados internacionais.

Durante o evento serão debatidos quais são as perspectivas e os desafios do jornalismo para os próximos anos. Dentre os temas em pauta estarão: Fake News; relação entre jornalista e fonte; representatividade LGBT na mídia; liberdade e neutralidade nas redes sociais; e cobertura política.

Alguns dos palestrantes e convidados que já confirmaram presença são: Antonio Caño (diretor da redação espanhola do El País); Rosental Calmon Alves (professor de jornalismo da Universidade do Texas e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas); André Petry (diretor de redação da Veja); Ricardo Boechat (âncora do “BandNews FM” e do “Jornal da Band”); Maria Cristina Fernandes (Valor); William Waack; Gilmar Mendes (ministro do Supremo Tribunal Federal); Ciro Gomes; e Meredith Talusan (editora trans da Them).

Lançamento do Novo Manual da Folha

Um dos momentos aguardados é o lançamento do novo manual de redação da Folha. Esta é a quinta versão do manual que inicialmente foi lançado em 1984, sendo atualizado depois nos anos de 1987, 1991 e 2001.

O novo manual possui capítulos sobre ética, prática jornalística, estilo, gramática, além de anexos explicando termos de economia, educação, matemática, religião, saúde, meio ambiente, entre outros princípios, sempre com o propósito de facilitar a assimilação do leitor.

Foram mais de dois anos elaborando a obra, que foi sendo guiada pelas transformações sociais e comportamentais da atualidade, além das impostas pela internet. O conteúdo foi totalmente revisto por especialistas.

O Manual será tema de um debate no último dia do evento do qual farão parte: Fernando de Barros e Silva (diretor de Redação da revista “Piauí”); Eugênio Bucci (professor titular da Escola de Comunicação e Artes na USP); e Uirá Machado (jornalista da Folha).

Para participar do 2º Encontro Folha de Jornalismo é necessário se inscrever clicando aqui.

As inscrições são limitadas (no momento em que essa matéria foi publicada só havia vagas para o último dia do evento).

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Folha de São Paulo.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui