InícioEntrevistasHeródoto Barbeiro é entrevistado pela Casa dos Focas

Heródoto Barbeiro é entrevistado pela Casa dos Focas

Jornalista, historiador, professor e advogado esse é o resumido currículo de Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News e do R7, diariamente às 21h. O ex-apresentador do Roda Vida da TV Cultura e do Jornal da CBN e autor de vários livros na área de treinamento, história, jornalismo e budismo, foi entrevistado essa semana pela Casa dos Focas.

Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal Record News
Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal Record News

Abaixo publicamos as respostas gentilmente fornecidas por Heródoto Barbeiro, que diga-se de passagem foi muito atencioso conosco.

Casa dos Focas – Antes do jornalismo, o senhor se formou em história e direito. Como foi o seu encontro com o jornalismo? Por que optou por ele, e quais foram as principais dificuldades que teve que enfrentar no início de sua carreira?
Heródoto Barbeiro – Minha maior dificuldade foi entender a importância social do jornalismo. Cultura geral e experiência de vida eu já tinha, como você sabe. Faltava-me entender muito mais do que o mecanismo de apurar notícias.O grande desafio foi buscar isenção, ética e fazer do jornalismo uma utopia para ajudar a mudar o mundo.

CF – O senhor já trabalhou em rádio e televisão. Quais as diferenças que sentiu atuando em cada uma dessas mídias?
Heródoto Barbeiro – Pouquíssimas, jornalismo é a mesma coisa em qualquer plataforma. Há algumas diferenças técnicas que qualquer jornalista é capaz de aprender em cursos de final de semana.

CF – Qual a principal missão de um jornalista?
Heródoto Barbeiro – É contribuir para que uma parte da sociedade saiba o que a outra está fazendo, e com isso ajuda a desenvolver a democracia e a melhorar o mundo.

CF – O que é ser um âncora de jornal? Qual é a função de um âncora e o que o difere dos demais apresentadores e jornalistas?
Heródoto Barbeiro – O âncora é o jornalista que participa de todo o processo de produção da notícia. Ajuda  a pautar, escrever, editar, apresenta e adiciona informações para que o público entenda melhor as notícias. Ele não é apenas o apresentador que chega um pouco antes e lê o que os outros escreveram. Nada contra, todos têm a sua importância, mas ser âncora dá muito mais trabalho…

CF – Recentemente fomos surpreendidos pelo desastre em Santa Maria (RS). Nessa ocasião, a imprensa foi muito criticada pelo tom sensacionalista de algumas reportagens. Qual deve ser a postura de um bom jornalista diante de um acontecimento chocante de grandes proporções?
Heródoto Barbeiro – Inicialmente não se contaminar com o emocionalismo que contamina a redação. É muito humano, mas pouco jornalístico. No segundo momento é avaliar, apurar, cotejar as notícias antes de por no ar. E por último não procurar os culpados, porque jornalista não é juiz.

Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas Mídias, livro lançado recentemente por Heródoto Barbeiro.
Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas Mídias, livro lançado recentemente por Heródoto Barbeiro.

CF – Na sua opinião quais são as qualidades que um bom jornalista deve ter?
Heródoto Barbeiro – Deve procurar constantemente a ética e a isenção e manter o ego sob o mais rígido controle

CF – Que conselho o senhor dá para quem está começando no jornalismo?
Heródoto Barbeiro – É preciso praticar e estudar simultaneamente. Abra uma página na web e faça o seu jornal, blog, revista, rádio, tevê ou círculo de notícias. Leia, leia e leia. Afine o seu espírito crítico e aprenda a separar o joio do trigo, tanto para selecionar notícias como para procurar fontes.

CF – O senhor poderia indicar ao menos 3 livros importantes para a formação dos novos jornalistas?
Heródoto Barbeiro – Creio que o Cláudio Abramo, Mauel Castels  e Carlos Guilherme Mota. Um jornalista, um sociólogo da internet e um historiador, todos ilustres

Leia também: Paloma Tocci é entrevistada pela Casa dos Focas.

Por Emílio Portugal Coutinho.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -