InícioTutoriaisO que é e o que faz a Abraji?

O que é e o que faz a Abraji?

Fundada no ano de 2002, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), foi criada por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas.

A Abraji começou a tomar seu formato definitivo em 7 de dezembro de 2002, durante o seminário “Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos”, organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, e dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves. Ao término do encontro, os participantes decidiram criar no Brasil uma instituição parecida com a IRE (Investigative Reporters & Editors), dos Estados Unidos, ou o Centro de Periodismo de Investigación, de profissionais mexicanos.

Os primeiros passos da Abraji foram dados através de uma troca de e-mails entre um grupo de 45 jornalistas de diversas redações de várias cidades. A iniciativa foi de Marcelo Beraba, à época diretor da sucursal da “Folha de S.Paulo” no Rio de Janeiro. Logo depois, diante da boa acolhida e da chegada de novos jornalistas, Rosental Calmon Alves ajudou a organizar uma lista automatizada de discussão por e-mail. Os computadores da Universidade do Texas hospedaram essa lista que reuniu os interessados em participar da experiência. O grupo cresceu, passou a ter um site na web. Até 2010, a Abraji já contava com 2 mil sócios e mais de 4 mil jornalistas treinados em seus cursos, seminários e oficinas.

Atualmente a Abraji é mantida pelos próprios jornalistas, não tem fins lucrativos nem preferências políticas ou partidárias.

Atividades da Abraji

Dentre as diversas atividades da Abraji estão a organização de congressos, seminários e oficinas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no tema “investigação”. Além disso, a Abraji edita livros sobre o assunto, estimulando a trocas de experiências entre profissionais do jornalismo e atuando a favor do direito de acesso a informações públicas.

Jornalismo Investigativo?

“Jornalismo investigativo” é um termo utilizado pela Abraji como sinônimo de jornalismo responsável, informações bem apuradas, com todos os lados ouvidos. Em síntese, reportagens que abordem de maneira extensiva um determinado assunto.

Por Emílio Portugal Coutinho com informações da Abraji.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui