InícioCursos de jornalismoOficinas gratuitas são oferecidas em Faculdades de Jornalismo de São Paulo

Oficinas gratuitas são oferecidas em Faculdades de Jornalismo de São Paulo

- Advertisement -spot_img

A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) iniciará na próxima semana, dias 16 a 20 de abril, uma série de oficinas gratuitas de formação em diversas faculdades de Jornalismo do estado de São Paulo.

Segundo o site da instituição, o objetivo do workshop é “divulgar o jornalismo de educação para os estudantes, mostrando o quanto a cobertura do setor é relevante (e interessante, para quem se dispuser a trabalhar na área ou quiser conhecê-la melhor)”.

Cada oficina, que terá por volta de três horas de duração, foi preparada para responder a seguinte questão: ‘por que ser um jornalista de educação?’.

O foco principal das oficinas será ressaltar a importância da cobertura para esclarecer a sociedade sobre um tema vital para a construção da cidadania e para o futuro do país.

Além disso, se mostrará a versatilidade do jornalista de educação que pode transitar por distintos mundos, do trabalho de rua (visitas a escolas, acompanhamento de manifestações) a análises de dados elaboradas, passando pela discussão de políticas públicas.

Nas oficinas serão abordados os grandes números da educação brasileira e o desafio de garantir acesso abrangente ao ensino de qualidade, reduzindo a desigualdade, uma das marcas do nosso sistema educacional, sempre associando os temas a exemplos práticos de reportagens.

As grandes avaliações e indicadores, como o Enem e o Ideb, também serão abordadas, pois, apesar de serem fontes inesgotáveis para boas pautas, se deve considerar os resultados dentro do contexto social e histórico.

Os participantes das oficinas receberão indicações de bases de dados e meios de obter levantamentos exclusivos para subsidiar reportagens.

Luiz Fernando Toledo, repórter do Estadão que dará a série inicial de cursos, explicou que “a Jeduca trabalha para que a educação ganhe mais espaço e relevância no noticiário. As oficinas são um instrumento importante para alcançar esse objetivo”.

O programa será iniciado em três instituições:

UNISO (Universidade de Sorocaba) – dia 16 (segunda-feira), às 19h30;

FIAM FAAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), campus Ana Rosa – dia 17 (terça-feira), às 8h50;

FIAM FAAM, campus Ana Rosa – dia 18 (quarta-feira), às 19 horas;

FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) – dia 20 (sexta-feira), às 19h30.

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Jeduca.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui