InícioPremiaçõesPrêmio internacional Gabriel García Márquez de jornalismo

Prêmio internacional Gabriel García Márquez de jornalismo

Estão abertas as inscrições para prêmio internacional Gabriel García Márquez de jornalismo. Lançado pela Fundação para o Novo Jornalismo Iberoamericano em parceiria com a FNPI (Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano), e a prefeitura de Medellín (Colômbia).

Segundo a FNPI, o prêmio, que será oferecido aos melhores trabalhos jornalísticos em espanhol e português no continente americano e na península ibérica, tem por objetivo “oferecer a mais importante premiação para incentivar a busca da excelência, a inovação e a coerência ética”.

Os prêmios são divididos em cinco categorias: crônica e reportagem, imagem jornalística, cobertura noticiosa, inovação e reconhecimento à excelência. Texto, vídeo, fotografia, áudio, materiais de blogs, microblogs, redes sociais, gráficos, animações ou aplicativos em qualquer plataforma serão aceitos.

Os ganhadores e os finalistas em cada categoria receberão um prêmio de 15 mil e 2,5 mil dólares, respectivamente. Também serão convidados em novembro à cerimônia em Medellín, aonde se organizarão atividades para o público como conferências, workshops e exposições.

“É uma mudança muito importante no enfoque e é um prêmio para o jornalismo que está em voga e para o que está por vir, porque faz com que as pessoas pensem nas transformações do jornalismo e que elas estão alinhadas com ética, inovação e serviço público”, afirmou Jaime Abello Banfi, diretor geral da FNPI.

As categorias do Prêmio

Crônica e reportagem: Essa categoria é uma homenagem à visão de jornalismo de Gabriel García Márquez, que considera a reportagem como um gênero literário. É uma aposta pelos textos com visão de autor e pela celebração da palavra escrita como uma das mais belas formas de contar uma história. Como diz o próprio Gabo: “a crônica é a novela da realidade”.

Imagem jornalística: No mundo digital, as fronteiras entre transmissão televisiva, vídeo, fotografia e animação web desaparecem. Já vemos esses gêneros dentro da mesma aplicação “visual”. A fotografia segue potente na busca de uma expressão jornalística através de um meio visual (com ou sem som), mas, como ocorre com todos os meios, seu reino é agora um território compartilhado. Uma categoria tão ampla que premia a “imagem jornalística” sem dúvida é um risco, mas parece que caminha na mesma direção da história.

Cobertura noticiosa: É um reconhecimento ao trabalho diário, metódico e incansável de quem se dedica ao registro diário dos fatos. Essa categoria busca exaltar quem trabalha no calor da hora, contra o relógio e muitas vezes em condições de risco para explicar realidades cotidianas que não esperam ou se dão ao luxo de esperar para se converter em uma crônica ou em uma reportagem de largo fôlego.

Inovação: É uma aposta pela experimentação e por atrever-se a olhar fora dos padrões tradicionais do ofício. É um estímulo à renovação da profissão, valendo-se da tecnologia e dos aprendizados de outras áreas do conhecimento para dar um ar fresco ao jornalismo, aumentar sua relevância e acercá-lo cada vez mais das necessidades do público.

Categoria de reconhecimento à excelência

Na categoria de reconhecimento à excelência jornalística, o Conselho Reitor, mediante decisão argumentada, escolherá como ganhador – sem finalistas – um jornalista ou equipe jornalística de reconhecida independência, integridade e compromisso com os ideais do serviço público do jornalismo, que mereça ser destacado e colocado como exemplo pelo conjunto da sua trajetória ou por uma contribuição excepcional na busca pela verdade e o avanço do jornalismo.

Para se inscrever clique aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho com informações da FNPI.

Leia também:

– Jornal ‘Correio*’ da Bahia procura jovens talentos

– Alunos de Jornalismo da Unicsul protestam por melhorias

– Como participar do Curso Abril de Jornalismo 2014

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui