InícioEventosWorkshop gratuito trata sobre a cobertura jornalística do Carnaval

Workshop gratuito trata sobre a cobertura jornalística do Carnaval

- Advertisement -spot_img
(Foto: Pixabay)

Foram abertas as inscrições para um Workshop gratuito sobre a cobertura jornalística do Carnaval de São Paulo. A oficina será ministrada pelo jornalista Maurício Coutinho, que possui larga experiência no segmento como repórter, editor, assessor de imprensa de escola de samba e colunista de Carnaval.

“Meu objetivo é demonstrar o funcionamento do carnaval paulistano sob o ponto de vista jornalístico, tanto para os estudantes de comunicação, como para profissionais que estão fazendo as primeiras coberturas desse evento característico do folclore brasileiro”, explicou Maurício.

O workshop será dividido em duas partes. Na primeira, serão abordados, pelo ponto de vista jornalístico, a história do Carnaval, sua origem, o cronograma das escolas de samba, o funcionamento interno, a sua estrutura e os números da indústria do Carnaval. Já na segunda parte se tratará propriamente do trabalho do jornalista na cobertura do Carnaval, explicando onde credenciar-se, como descobrir pautas e identificar personagens, quais os órgãos oficiais do Carnaval, como fazer um trabalho encorpado sem atrapalhar o andamento das escolas de samba, além de indicações de literatura carnavalesca.

Voltado sobretudo para estudantes de jornalismo, o evento também estará aberto para o público interessado em conhecer a estrutura do Carnaval de São Paulo e os bastidores da cobertura jornalística.

A ideia da criação desse workshop surgiu após inúmeros pedidos, por parte de estudantes de jornalismo e recém-formados que desejavam saber como é feita a cobertura jornalística do Carnaval de São Paulo. “Eles me pediam informações mais aprofundadas do modus operandi da imprensa de modo geral, tanto nas escolas de samba dos grupos especial, acesso e dos bairros, como nos blocos carnavalescos e eventos congêneres”, recorda Coutinho.

O Workshop ocorrerá no dia 03 de fevereiro de 2018, sábado, das 09h às 12h, no Buffet Manaus (Rua dos Franceses, 518 – Bela Vista – São Paulo). Para participar é necessário, além de se inscrever, levar no dia um quilo de alimento não-perecível, que será doado para uma entidade carente.

Ao término do evento serão fornecidos Certificados de Horas aos participantes.

As inscrições poderão ser feitas até o final do dia 1º de fevereiro de 2018.

Inscreva-se clicando aqui.

Serviço:
Data e horário do evento: 03 de fevereiro de 2018, sábado, das 09h às 12h
Endereço do evento: Buffet Manaus – Rua dos Franceses, 518 – Bela Vista – São Paulo (Próximo da Av. Paulista – Metrô Trianon)
Inscrições Gratuitas (necessário levar um quilo de alimento não-perecível que será doado para entidade carente)
Vagas limitadas
Informações: 99961.0839 – Mara Porto – [email protected]
asInscrições poderão ser feitas até o final do dia 1º de fevereiro de 2018.

Por Emílio Portugal Coutinho

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui