12º Prêmio Jovem Jornalista está com as inscrições abertas

2
170

Estudantes de Jornalismo e de Comunicação Social de todo o Brasil terão até o dia 31 de agosto de 2020 para se inscrever gratuitamente na premiação.

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Estudantes de Jornalismo e de Comunicação Social de todo o Brasil terão até o dia 31 de agosto de 2020 para se inscrever gratuitamente na premiação.

Jornalismo em tempos de pandemia

As conferências e atividades da premiação seguirão o tema deste ano que é: “Jornalismo em tempos de pandemia”. Dentre os temas abordados estão: o contexto de desinformação e disseminação de notícias falsas; o acesso à informação e a transparência de dados do governo; a questão racial que motivou manifestações em todo o mundo, inclusive em diversas redações; e o papel do jornalismo na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Videoconferências com jornalistas

Na primeira etapa da iniciativa, os participantes terão acesso a uma série de videoconferências com jornalistas, especialistas e professores renomados que abordarão temas como: o que é uma pauta e como desenvolvê-la; a importância da pesquisa prévia, a busca e seleção das fontes; os passos para a produção de uma boa reportagem em contexto de emergência sanitária, além de temas correlatos ao jornalismo e à pandemia.

Elaboração de reportagens

Em um segundo momento, serão formados grupos, simulando uma redação profissional, nos quais os estudantes elaborarão reportagens em formatos e suportes de livre escolha. Profissionais renomados do jornalismo brasileiro atuarão como mentores desses grupos, promovendo um saudável encontro de gerações e uma troca de experiências pessoais e profissionais.

Inscrições gratuitas

Diferente das edições anteriores, desta vez os estudantes não necessitarão apresentar um projeto de pauta durante a inscrição. Os interessados em participar precisam apenas preencher um formulário simples, disponível clicando aqui.

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

O 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, e conta com o apoio de Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Oboré Projetos Especiais, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Periferia em Movimento. O patrocínio é do Google.

Por Emílio Portugal Coutinho

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.

    Estou tentando me inscrever no 12º Prêmio Joven Jornalista, mas está aparecendo a seguinte mensagem: “Limite de Banda Excedido
    O servidor está temporariamente impossibilitado de atender à sua solicitação porque o proprietário do site atingiu o limite de largura de banda. Por favor, tente novamente mais tarde.”

    Obrigado.

    • Olá, Junior! Tudo bem? Acabei de testar aqui e consegui. Tente novamente. Pode ser que no momento em que você tentou o site estava com algum problema mesmo. Nos avise, caso não consiga se inscrever. Até mais! Emílio Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui