InícioPremiaçõesAbertas as inscrições para o 6º Prêmio Jovem Jornalista

Abertas as inscrições para o 6º Prêmio Jovem Jornalista

- Advertisement -spot_img

Criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver um trabalho prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão chega a sua 6ª edição.

Todo processo do concurso é orientado por um professor da instituição de ensino do estudante e por um jornalista mentor designado pelo Instituto Vladimir Herzog, criador e organizador do Prêmio.

Como se inscrever

Alunos de graduação regularmente matriculados em cursos de Comunicação Social / Jornalismo de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação poderão se inscrever até o dia 11 de abril de 2014 acessando o site: www.jovemjornalista.org.br.

A inscrição para o Prêmio pode ser individual ou em equipe de até três estudantes (poderão ser alunos de semestres diferentes do curso mas da mesma instituição de ensino), com a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta.

6º Prêmio Jovem Jornalista

Não é permitida a participação de alunos em mais de um grupo e somente será aceito um projeto de pauta por grupo. Os próprios estudantes definirão a mídia para a qual o trabalho será produzido.

Os três melhores projetos de pauta serão selecionados por uma Comissão Julgadora (formada por conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados) a partir de critérios como relevância, criatividade e exequibilidade.

Projeto de pauta

O projeto de pauta deverá ser apresentado com o intuito de desenvolver o tema proposto (As heranças do Golpe de 1964) com, no máximo, 7 mil caracteres, indicando para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: Jornal, Revista, Rádio, Televisão ou Internet.

Seleção

O processo seletivo terá duas etapas. Na primeira se observará a compatibilidade dos trabalhos aos pressupostos estabelecidos no Regulamento com prévia avaliação qualitativa das propostas pelos organizadores.

Já na segunda, uma Comissão Julgadora deverá escolher três projetos de pauta a partir dos seguintes critérios: relevância da proposta no contexto do tema proposto; criatividade na apresentação e desenvolvimento da proposta de pauta; exequibilidade do projeto considerando seu cronograma de produção.

Os projetos selecionados serão anunciados na última semana de maio de 2014.

Produção da matéria

Entre os meses de maio a agosto de 2014 os grupos deverão elaborar a matéria apresentada no projeto de pauta.

As matérias devem observar critérios científicos e profissionais na sua execução e o Código de Ética do Jornalista (editado pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ) revelando competência técnica e nível de conhecimento compatível com as exigências acadêmicas, do mercado de trabalho, e de acordo com a responsabilidade social do futuro profissional.

O cronograma e os custos de produção da matéria deverão ser definidos na fase de apresentação da proposta de pauta, e sua aprovação é de responsabilidade do Instituto Vladimir Herzog.

Entrega da matéria

A matéria final deverá ser entregue pelo estudante ou equipe até o dia 30 de agosto de 2014, acompanhada de um Resumo Executivo que descreva, detalhadamente, seu processo de produção, os desafios com os quais o grupo se deparou e de que forma foram resolvidos.

A melhor matéria

Para eleger, dentre as pautas selecionadas e desenvolvidas, a melhor matéria produzida, os organizadores do Prêmio levarão em conta aspectos técnicos, profundidade de pesquisa do tema, qualidade dos materiais (imagens, som etc.) e originalidade no tratamento do tema.

A matéria escolhida será oficialmente divulgada no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O estudante / equipe realizadora da melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será premiada com uma viagem de estudos em local e data a serem definidos pelos organizadores.

Da Redação da Casa dos Focas com informações do 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui