InícioEventosJornalismo gastronômico da periferia é tema de debate gratuito em SP

Jornalismo gastronômico da periferia é tema de debate gratuito em SP

- Advertisement -spot_img
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Énois | Inteligência Jovem, uma agência escola de jornalismo para jovens de 14 a 21 anos, está promovendo uma roda de conversa sobre Jornalismo gastronômico e quebrada.

O evento pretende debater como a grande mídia costuma retratar a periferia, os seus jovens moradores, como é feito o jornalismo gastronômico na periferia e o que está sendo feito para mudar esse cenário.

Participarão do debate os escritores do ‘Prato Firmeza’, um guia gastronômico da periferia de São Paulo que mapeou os pontos de comida boa, com preços acessíveis em bairros periféricos da cidade. Eles contarão também como foi o processo de construção e execução do guia.

A obra foi produzida por 10 jovens moradores desses mesmos bairros, estudantes da escola de jornalismo da Énois, mostrando seus diferentes olhares, através de textos e fotos diversificados. “É um serviço pra quem come e empreende na periferia. Mas também tem um papel político importante: mostrar que a cidade é maior do que o que se passa entre as marginais. E que a ‘meca gastronômica’ estava sendo subestimada. São Paulo tem um cardápio farto (e barato) pra oferecer”, diz a descrição do evento no Facebook.

Também participarão da roda de conversa o coletivo ‘FOTOQUEBRADA’, que surgiu com intuito de ir na contra-mão do atual cenário de fotojornalismo, registrando as quebradas de São Paulo.

“Queremos com esse papo, destacar o fato desses estabelecimentos não terem sido mapeados antes, mesmo alguns deles existindo há muitos anos. E questionar o papel da mídia que só retrata a periferia de maneira estereotipada, a pobreza, a violência, o descaso, ignorando toda a cultura, o negócio, estruturas, inovações e toda produção que é e sempre foi feita nesses bairros sem necessidade de se deslocar ao centro da cidade”, afirmou Marcela de Paula, uma das organizadoras do evento.

O encontro é gratuito e ocorrerá nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, a partir das 19h, na Livraria Tapera Taperá, localizada na Avenida São Luís, 187 – Galeria Metrópole – Loja 29 – São Paulo/SP.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui