O Instituto Vladimir Herzog, com apoio da Abraji e da Fundação Ford, está promovendo a 7ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.
Criado em 2009, o evento tem o objetivo de estimular o processo jornalístico entre os estudantes de jornalismo de todo o Brasil, desenvolvendo um trabalho prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem.
O tema deste ano é “Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje”. Com a reflexão desta questão, os organizadores do prêmio visam obter dos participantes pautas de reportagens investigativas sobre situações que mostrem e ilustrem os desafios e as ameaças à liberdade de expressão no Brasil de hoje.
O prêmio aceita inscrições individuais ou de equipes com até três estudantes. Os projetos deverão contar obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador da instituição de ensino dos participantes e a indicação da mídia em que a reportagem será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou internet. As três melhores pautas contarão com o incentivo de grandes nomes do jornalismo brasileiro.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 05 de maio de 2015 clicando aqui.
Calendário do 7º Prêmio Jovem Jornalista – Edição 2015
Inscrições: de 2 de abril a 5 de maio de 2015
Seleção: de 12 de de maio a 30 de maio
Anúncio dos vencedores: 3 de junho
Produção da matéria: de junho a setembro
Entrega da matéria: até 20 de setembro
Premiação e anúncio da melhor matéria: dia 20 de outubro, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Prêmio especial / viagem de estudos*: em definição
* O estudante / equipe realizadora da melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será premiada com uma viagem de estudos [programa a confirmar].
Por Emílio Portugal Coutinho