InícioFocas indicamAbraji lança Manual de segurança para cobertura de manifestações no Brasil

Abraji lança Manual de segurança para cobertura de manifestações no Brasil

Clipboard01

Tendo em vista as manifestações que atingem todo o Brasil, cada dia mais em pauta, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) disponibilizou para download um “Manual de Segurança para Cobertura de Protestos“.

Desenhado especialmente para ser lido em dispositivos móveis, e elaborado a partir de entrevistas com repórteres agredidos, presos ou hostilizados durante os protestos que tomaram as ruas a partir de junho de 2013, o guia compila recomendações de diversos manuais internacionais para situações de passeatas e manifestações.

O objetivo do manual, redigido pela jornalista Clarinha Glock e editado pelo jornalista João Paulo Charleaux, é oferecer informações úteis para que jornalistas se protejam e tentem evitar ser agredidos durante a cobertura de protestos. Desde maio do ano passado, a Abraji contabilizou mais de 170 casos de violações contra jornalistas.

Em seu site, a Abraji ressalta que o manual é “puramente indicativo, que contém ‘dicas’ de segurança”, e que essas ‘dicas’ “devem ser lidas como quem ouve colegas que passaram por situações semelhantes às que o repórter pode vir a enfrentar – mas sempre deve-se ter em mente que não há regras universais que valem para todas as situações”.

A instituição ainda alerta que o “manual pode até ajudar o repórter a diminuir sua exposição ao risco, mas jamais vai eliminá-lo”. Além disso, explica que o manual “não substitui o bom senso e nem esgota as situações de risco”.

“Cada um é, em última análise, responsável por suas decisões e atitudes, que devem se adaptar às circunstâncias de cada situação. Por isso, a primeira e principal decisão do repórter é se ele se sente apto a aceitar a pauta que lhe deram”, conclui a Associação.

Versões em inglês e espanhol também serão disponibilizadas em breve com o intuito de alertar os profissionais estrangeiros para especificidades do Brasil.

Para baixar gratuitamente o PDF do Manual clique aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Abraji.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui