InícioTutoriaisComo funciona a redação de um jornal impresso?

Como funciona a redação de um jornal impresso?

Apesar de muitas redações terem migrando para o digital, o impresso ainda sobrevive e o modo de produção continua praticamente o mesmo.

Redação do “New York Times” em 1942. Foto: Pixabay

Se você é um estudante de jornalismo certamente já se imaginou dentro de uma redação cheia de jornalistas. A correria dos repórteres que saem em busca de uma pauta factual, a emoção de um jornalista que acaba de conseguir uma entrevista exclusiva ou ainda o desespero de conseguir aquela informação que falta para fechar a reportagem antes do fim do deadline.

A verdade é que muitos focas apenas imaginam como funciona uma redação de jornal impresso. E é provável que a maioria só tenha tido contato com esse universo através dos filmes de Hollywood. Apesar de muitas redações terem migrando para o digital, o impresso ainda sobrevive e o modo de produção continua praticamente o mesmo. Vou contar aqui qual é o processo da notícia dentro de uma redação de jornal impresso.



Reunião de pauta

O personagem que inicia o trabalho do dia em uma redação é o “pauteiro”, algumas vezes ele também é o “chefe de reportagem”. Ele começa realizando uma pesquisa abrangente, na qual lê: as notícias publicadas pela concorrência no dia anterior; o que ocorreu desde o fechamento da última edição até aquele momento; e o que está em alta na internet.

Após essa pesquisa, ele selecionará os principais temas que serão tratados na edição do jornal produzido naquele dia e levará para uma reunião com os editores, que distribuirão essas pautas entre os seus repórteres. Em algumas redações a figura do “pauteiro” já não existe mais, nesses casos são os próprios repórteres ou os editores que ficam responsáveis por encontrar possíveis pautas.

Apuração das informações

Já sabendo de sua pauta, o repórter vai para a rua em busca de novas informações sobre aquela notícia. Aí começa todo o trabalho de apuração, que também pode ser realizado pela internet ou telefone. Após recolher todo o material que precisa, o repórter volta para a redação, onde começa a redigir a matéria. Muitas vezes quando o repórter sai da redação para apurar uma notícia, ele é acompanhado de um fotógrafo que, conhecendo a pauta, procura a melhor imagem para ilustrar a matéria que está sendo produzida.



Correção da matéria

Após a matéria estar pronta, ela entra no processo de correção. Nesta fase o texto é corrigido pelo redator ou editor assistente, que passa para o subeditor (se houver) e por fim chega ao editor. Eles definem se a matéria está boa, se os dados estão corretos, se as informações estão claras, enfim se tudo está compreensível para o leitor. Concluída essa parte, o texto é liberado para o próximo setor.

Editor Executivo, Editor Chefe e Editor de caderno

Apesar de não interferirem diretamente na produção das notícias, alguns profissionais tem um importante papel na redação, pois coordenam o jornal como um todo ou alguns cadernos do mesmo. Esse é o caso dos editores, que são divididos em editor executivo, editor chefe e editor de caderno. O editor executivo supervisiona o trabalho dos editores e participa de decisões administrativas. Já o editor chefe define o estilo e a direção da apuração das matérias. O editor é o responsável por algum caderno (editoria), é ele quem dá a palavra final na diagramação da página.



Diagramação do jornal

Outra figura que participa da reunião com o chefe de reportagem no início do dia é o diagramador. Ao mesmo tempo em que o repórter apura a matéria, o diagramador projeta como ela aparecerá na página. O trabalho deste profissional é acompanhado pelo diretor de arte, que auxilia na parte visual, e pelo editor de texto, que define as notícias mais importantes. O subeditor é uma peça versátil, podendo substituir o editor ou o chefe de reportagem quando um deles está ausente. O mesão serve, na parte da manhã, para a reunião entre o diretor executivo e os editores de cada caderno.

Fotografia

A fotografia costuma ficar em um setor separado e possui cargos semelhantes aos da área do texto. O chefe de reportagem é encarregado de distribuir a pauta entre os fotógrafos e o editor acompanha o trabalho dos fotógrafos e seleciona as imagens que melhor retratam a matéria em questão. As imagens são sempre arquivadas, inclusive as que não foram publicadas, pois podem ser utilizadas em pautas futuras.



Reunião final

Ao final do dia a equipe, representada pelos cargos mais altos de cada setor, reúne-se para definir a primeira página. O diretor executivo seleciona as melhores matérias, os editores redigem as manchetes, o editor de fotografia seleciona as melhores imagens e o diagramador desenha a capa, auxiliado pelo diretor de arte. O diretor de redação é uma das figuras mais respeitadas. Além de acompanhar o trabalho na redação, é ele que fica de olho na concorrência e nos novos talentos que surgem no mercado.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Elizine! Fico feliz em poder ter lhe ajudado. Sinta-se em casa, e caso tenha alguma sugestão ou crítica é só escrever para nós. Até mais! Emílio Coutinho

  1. Ganhava vários concursos de redenção pois quando criança sonhava em trabalhar em Redação de jornais. Mas devido morar no interior não realizei meu grande sonho.Texto bem explicativo amei estão de parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui