Como organizar os seus estudos

0
47

Organizar os estudos

Independente do semestre que você esteja cursando, organizar-se é fundamental para não se perder diante da grande quantidade de matérias para estudar. Não adianta reclamar, se nós estamos na faculdade é para aprender algo, e isso só se consegue através de muito estudo.

Com o objetivo de ajudar aos estudantes (não só os de jornalismo) a se organizarem de forma que consigam aproveitar ao máximo o seu tempo, reuni aqui algumas dicas que utilizo quando preciso estudar muitas matérias. Espero que elas lhes ajudem também.

Ambiente de estudo

Antes de iniciar os seus estudos verifique se o local está limpo, bem iluminado, arejado, enfim, procure ficar em um lugar onde nada possa distraí-lo. Aconselho até a deixar umas bolachas e um suco para que você não precise ficar levantando para buscar algo para comer ou beber (estudar dá fome, rsrs).

Algumas pessoas estudam no quarto, mas nem sempre esse é o melhor lugar para isso, pois normalmente ali existem inúmeras distrações. Mas se não tiver jeito, recomendo a ficar longe da televisão, do celular, da internet e tudo o que possa lhe atrapalhar nos estudos.

As novas tecnologias foram criadas para nos ajudar, mas muitas vezes acabam nos atrapalhando, principalmente quando utilizamos em horários errados, portanto se você precisar fazer alguma pesquisa na internet faça com antecedência, baixe os textos que tem que ler, imprima tudo, se for necessário, enfim, faça o possível para estudar desconectado da internet.

Lista de prioridades

Essa é uma das principais dicas para você não se perder diante dos inúmeros textos para ler, resumos para escrever, trabalhos para fazer, provas para estudar, etc. Crie uma lista na qual estejam especificadas todas as matérias que precisam ser estudadas. Todas mesmo. Não tenha medo de perder tempo escrevendo cada item. Isso lhe ajudará no futuro. Acredite em mim!

Coloque nessa lista não só o que você precisa estudar, mas também outras coisas que você tem que fazer ao longo da semana, como por exemplo, arrumar o seu quarto, dar atenção às pessoas queridas, levar seu cachorro para passear, etc.

Ordem de importância

Com a lista pronta agora você deve definir as suas prioridades enumerando cada item em ordem de importância. Para isso, pense nas matérias que você tem mais dificuldade, que necessitam mais tempo de estudo. Essas obviamente deverão ter um tratamento especial. Distribua as prioridades ao longo da sua semana ou dos seus dias. O ideal é definir quanto tempo gastará em cada uma das atividades.

Não é recomendável ficar o dia todo estudando apenas um tópico, pois isso lhe desgastará muito. O ideal é ir revezando e voltar várias vezes durante a semana na mesma matéria, pois esse contato constante lhe dará certa intimidade com ela. Lembre-se: quanto mais você praticar, mais conhecimento terá sobre determinado assunto. Mas não deixe de estudar também as matérias que você tem certa facilidade. A lista serve para priorizar algumas matérias, mas não deve de jeito nenhum excluir as outras.

É importante ter a mente voltada totalmente para os estudos durante o período que você dedicará para isso, portanto respeite os horários da sua lista. Estudo é estudo. Lazer é lazer. Cada um deve ter seu momento estabelecido. Aqui incluo também o acesso às redes sociais. O equilíbrio entre o lazer e o estudo é fundamental para que você tenha qualidade no estudo e qualidade de vida também.

A cada uma hora de estudo você pode fazer uma pausa de 15 minutos. Nessas pausas, fique de olho no relógio para não se distrair demais, faça alongamento, ande um pouco, enfim, a ideia é relaxar a mente.

Além disso, reserve períodos do dia para relaxar totalmente, assistir a um filme, andar de bicicleta, conversar com os amigos, etc. Utilize o domingo para descansar, sair, passear, enfim, curtir um pouco a vida faz bem para a cabeça.

Por Emílio Portugal Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui