Curso gratuito de rádio é oferecido em São Paulo

12
36

O Projeto Conectados está com as inscrições abertas para as oficinas gratuitas de Rádio. Os cursos, que são realizados pela FUNSAI (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga) é destinado para todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos de idade.

Com aulas semanais, o curso é dividido em duas turmas: Rádio I para aqueles que ainda não tem experiência com o rádio e Rádio II para as pessoas que já tiveram algum tipo de contato.

Rafael Schmidt, educador dos cursos e formado em Publicidade e Propaganda destaca a força que as novas estruturas proporcionam ao curso e alunos. “Nosso objetivo é levar as ondas do rádio a todos, independente da idade”, e acrescenta, “nosso número de inscrições nesse ano aumentou em relação ao do último ano”.

Na cidade de São Paulo há muitas ações como as da FUNSAI que incentivam ações sociais gratuitas. “Nada é cobrado aqui. A fundação preza este lado, e nós do projeto, obviamente, também. Isso enobrece nosso trabalho e engrandece o meio da comunicação”, lembra Schmidt.

Cesar Gouveia

O curso, que tem a duração de nove meses, ainda não dá ingresso para a emissão do DRT de radialista. “Temos o objetivo principal de levar as ondas do Rádio aos interessados, e dar a eles um motivo maior e conhecimento para continuarem nessa caminhada e na comunicação. Mas, há o interesse de um dia podermos dar esse ingresso aos alunos”, conta Schmidt. Porém, o curso proporciona ao aluno o certificado de conclusão do curso no qual estudou. “Não é somente o DRT que é importante, há também a experiência, o descobrimento de uma aptidão. Tivemos alunos que com o certificado e sua capacidade puderam sair daqui e ir para rádios FM, e lá conseguiram seu DRT”, enfatiza.

As inscrições não tem data de término. “Não colocamos uma data limite para as inscrições, podem ser feitas inscrições até o preenchimento das vagas, isso é bom”, finaliza o educador Rafael.

Como se inscrever

Para se inscrever você pode baixar o arquivo PDF clicando aqui, preencher e levar ao endereço Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145, com uma cópia do comprovante de residência, uma foto 3×4, uma cópia do RG do participante e, caso tenha menos de 18, do responsável também . O início das aulas será no dia 3 de março.

Grade do curso

Rádio I

– Interação com equipamento;
– Locução (aulas práticas e teóricas);
– *Sonoplastia (aulas práticas e teóricas);
– Produção de texto;
– Linguagem AM e FM;
– História do Rádio;
– História da Internet;
– Noções de legislação;
– Noções de dicção;
– Produção (laudas e roteiros).

Rádio II

– Interação com equipamento;
– Locução (aulas práticas);
– Linguagem AM e FM;
– *Sonoplastia (aulas práticas e teóricas);
– Produção;
– Noções de dicção;
– Novas tecnologias;
– Programação;
– Rádio Web (produção);
– Transmissão (lp, link, streaming);
– Intervenções externas;
– Publicidade;
– Criação de Projetos.

Aulas de rádio

Serviço:
Oficinas Gratuitas de Rádio
Data de início do curso: 03 de março de 2015
Período de duração: 7 meses
Endereço: Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 159, Ipiranga, São Paulo – SP
Faixa Etária: a partir dos 12 anos
Horários: Rádio I, às sextas-feiras das 9h15 às 11h15 e das 15h às 17 horas; Rádio II, às terças-feiras, das 14h às 17h.
Investimento: Evento Gratuito

Por Cesar Gouveia

Perfil do Autor

Cesar Gouveia
Cesar Gouveia, 24 anos, estudante de jornalismo (7º semestre) na FAPCOM, editor-chefe do jornal Vozes das Comunidades da Vila Prudente, assistente de coordenação na FUNSAI (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga), apresentador e repórter do programa Comunidade Conectados na Rádio Web Conectados. Apaixonado por jornalismo e por transmissões de futebol. Assim como Gabriel Garcia Márquez disse, tudo é questão de despertar sua alma, acredito eu que, inclusive, escrever.

12 COMENTÁRIOS

    • Olá, Edinei! Acreditamos que seria muito bom espalhar cursos desses por todo o Brasil, entretanto apenas estamos divulgando o mesmo. Envie uma mensagem para os organizadores do curso solicitando que o mesmo seja expandido para o Paraná. Até mais! Emílio Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui