Curso online gratuito de Videojornalismo para plataformas digitais está com inscrições abertas

0
22

Curso online gratuito de Videojornalismo para plataformas digitais está com inscrições abertas

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) em parceria com o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, e com o apoio do Google, está promovendo um curso online gratuito intitulado “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”. Ao longo de quatro semanas serão apresentados os conceitos e técnicas básicas para quem deseja produzir histórias em vídeo efetivas para plataformas digitais.

O curso ocorrerá entre os dias 24 de julho a 20 de agosto de 2017 e será ministrado por João Wainer, documentarista e um dos fundadores da TV Folha, e Alessandro Alvim, Editor Assistente no jornal O Globo. “Não precisamos simplesmente contar uma história, precisamos fazer um bom filme com essa história, e vamos ver como colocar elementos mais cinematográficos a serviço do jornalismo”, afirmou Wainer.

“A produção de vídeos jornalísticos de qualidade para plataformas digitais se tornou uma das principais necessidades e um dos principais desafios que enfrentam as redações de todo o mundo. Mesmo as emissoras de televisão enfrentam este desafio, porque não é só postar online os vídeos da TV tradicional”, disse Rosental Alves, diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

Durante os quatro módulos do curso, os participantes terão acesso a vídeos, tutoriais, materiais de leitura, exercícios e fóruns de debate, no qual serão abordados os seguintes temas:

– lições sobre a evolução das narrativas visuais no ambiente digital;
– aspectos importantes das narrativas como layout, usabilidade e funcionalidade;
– como estruturar o vídeo e preparar entrevistas;
– técnicas de roteiro para serem aplicadas durante a montagem;
– elementos estéticos que ajudam a produzir interesse nos vídeos que queremos produzir.

Apesar de ser voltado principalmente para jornalistas, pessoas de outras áreas também poderão participar e não se requer experiência prévia com conceitos ou ferramentas.

Para se inscrever clique aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho com informações do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui