InícioCursos de jornalismoAbertas as inscrições para o 25º Curso Estado de Jornalismo

Abertas as inscrições para o 25º Curso Estado de Jornalismo

- Advertisement -spot_img

L71DFFB918E8A483DB343DF4EE2273593

Nesta segunda-feira, 7 de julho de 2014, foram abertas as inscrições para o Curso Estado de Jornalismo, que neste ano completa 25 anos, sendo um dos mais tradicionais programas de treinamento para jovens profissionais do País.

Desde 1990 o curso, que é válido como extensão pela Universidade de Navarra (Espanha), já formou mais de 700 jovens, dentre os quais muitos trabalham hoje em dia nas principais redações do Brasil.

“Estamos completando 25 anos de dedicação do Grupo Estado ao aprimoramento das novas gerações de jornalistas, convictos de que estamos contribuindo para fortalecer as boas práticas jornalísticas no País”, ressaltou o Diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour.

Estudantes de último ano de todas as faculdades de jornalismo do Brasil e formados em 2012 e 2013 poderão participar do processo seletivo que escolherá 30 universitários para participarem de atividades em período integral entre os dias 15 de setembro e 12 de dezembro. Durante esse período de 4 meses, os selecionados terão aulas que complementarão sua formação acadêmica (o que inclui disciplinas teóricas de política, economia, filosofia, ética e português), e ainda terão a oportunidade de aprender na prática, nas redações do Grupo Estado.

“Desenvolvemos um programa que combina a formação teórica, a prática da reportagem e o exercício do texto jornalístico com o padrão de excelência do Grupo Estado. É um modelo de sucesso, que chega agora à 25ª turma”, afirma o Diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado, Roberto Gazzi.

Durante a parte prática do programa os estudantes selecionados participarão de entrevistas com convidados e atividades na redação, sempre com o acompanhamento de jornalistas do Grupo Estado. Ao final do curso os alunos produzirão um suplemento especial que será publicado no jornal O Estado de S.Paulo e em versão multimídia no Portal Estadão.

Como se inscrever

O processo de seleção é dividido em duas fases. A primeira é realizada no momento da inscrição, que vai até o dia 10 de agosto, e é toda online. São analisados os seguintes itens do candidato: o currículo, a justificativa de interesse e um teste de conhecimentos gerais, português e inglês. É importante ressaltar que uma vez iniciado, o teste não pode ser interrompido. Nesta fase serão selecionados 90 candidatos para a próxima etapa.

A segunda fase é presencial e é realizada em apenas um dia na sede do Grupo Estado em São Paulo (Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, Bairro do Limão, São Paulo). Ali os candidatos passam por testes de conhecimentos gerais, texto jornalístico e por uma entrevista. Os 30 melhores colocados são selecionados para integrar a turma. Nesta edição a lista dos selecionados na segunda fase será anunciada no dia 29 de agosto.

É importante lembrar que os Cursos Estado de Jornalismo não pressupõem vínculo trabalhista nem criam direito relativo ao exercício da profissão junto aos promotores. Eles são gratuitos e não pagam remuneração de qualquer espécie. Os critérios de condução, coordenação, avaliação e supervisão são de inteira responsabilidade dos promotores.

Para se inscrever clique aqui.

Informações do curso

Requisitos

* Formado em Jornalismo em 2012 ou 2013 ou estar cursando o último semestre da faculdade em 2014
* Idioma: Inglês avançado/fluente

Informações referentes ao curso

* Vagas: 30 vagas
* Investimento: Gratuito
* Período: 3 meses (15/9 a 12/12)
* Local: Sede – S. A. O Estado de S. Paulo / São Paulo
* Ajuda de custo: Restaurante interno
* A hospedagem no período do curso é de responsabilidade do aluno

Calendário – 2014

* Período para cadastro de currículo e realização de teste online: 7/7 a 10/8
* Divulgação dos 90 pré-selecionados: 15/8
* Entrevistas e provas presenciais: 25, 26, 27 e 28/8
* Divulgação dos 30 selecionados para o curso: 29/8
* Curso: 15/9 a 12/12

Por Emílio Portugal Coutinho com informações do Jornal O Estado de S.Paulo.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui