InícioCursos de jornalismoCurso online gratuito para combater notícias falsas está com inscrições abertas

Curso online gratuito para combater notícias falsas está com inscrições abertas

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Entre os dias 5 de junho a 2 de julho ocorrerá um curso online gratuito intitulado: “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas”. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab.

O objetivo do curso é “mostrar que qualquer um pode fazer checagem, mas há técnica e é preciso ética nesse processo. São dois ingredientes indispensáveis”, explica a jornalista Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil.

Dentre o conteúdo que será apresentado está: as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo; técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos; princípios éticos dos checadores; os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área; e ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.

Apesar de ter sido pensado para jornalistas, o curso é aberto para qualquer pessoa interessada em aprender a metodologia de checagem de fatos, e não há nenhum tipo de pré-requisito para participar, os participantes precisarão apenas possuir uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais.

O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado de conclusão devem: cumprir os requisitos; solicitar o certificado; e pagar uma taxa administrativa de US$ 30 usando um cartão de crédito internacional.

Inscreva-se no curso “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas” clicando aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações do Blog Jornalismo das Américas

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui