Curso online gratuito para combater notícias falsas está com inscrições abertas

0
21
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Entre os dias 5 de junho a 2 de julho ocorrerá um curso online gratuito intitulado: “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas”. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab.

O objetivo do curso é “mostrar que qualquer um pode fazer checagem, mas há técnica e é preciso ética nesse processo. São dois ingredientes indispensáveis”, explica a jornalista Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil.

Dentre o conteúdo que será apresentado está: as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo; técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos; princípios éticos dos checadores; os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área; e ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.

Apesar de ter sido pensado para jornalistas, o curso é aberto para qualquer pessoa interessada em aprender a metodologia de checagem de fatos, e não há nenhum tipo de pré-requisito para participar, os participantes precisarão apenas possuir uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais.

O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado de conclusão devem: cumprir os requisitos; solicitar o certificado; e pagar uma taxa administrativa de US$ 30 usando um cartão de crédito internacional.

Inscreva-se no curso “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas” clicando aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações do Blog Jornalismo das Américas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui