InícioCursos de jornalismoCurso sobre Jornalismo e Direitos Humanos está com inscrições abertas

Curso sobre Jornalismo e Direitos Humanos está com inscrições abertas

Estudantes universitários com graduação em jornalismo e em outras áreas que se interessem pela cobertura sobre os Direitos Humanos poderão se inscrever até o dia 05 de agosto de 2018 na quinta edição do Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de alguns temas de direitos humanos.

No total serão selecionados 20 alunos para participarem do curso, que ocorrerá em São Paulo entre os meses de setembro e novembro, sempre aos sábados. Os alunos participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas temáticas sobre o papel do Brasil na esfera internacional, sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro e violações provocadas por empresas e migrações, que serão ministradas por especialistas. Em seguida produzirão textos noticiosos sobre o tema da palestra ou entrevista.

Jornalistas e professores oferecerão atendimento semanal individual aos participantes com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada a cada aluno.

Promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais), com o apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o curso terá a coordenação pedagógica dos professores e jornalistas Marcelo Soares e Sergio Gomes.

Como participar

Os interessados devem se inscrever clicando aqui. O encontro de seleção será realizado às 9h do dia 11 de agosto, sábado, no Auditório Vladimir Herzog no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja – Vila Buarque – São Paulo/SP).

Na ocasião, os candidatos assistirão uma palestra introdutória sobre direitos humanos com Leonardo Medeiros (coordenador de Comunicação e Engajamento da Conectas), e em seguida farão um teste escrito.

A lista com os 20 estudantes selecionados será divulgada no dia 23 de agosto.

Bolsa integral

A prova de seleção é gratuita e o curso tem um valor de R$ 954,00 (um salário mínimo vigente). No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução no valor do curso e assinar o Pacto de Reembolsa.

O curso oferece bolsa integral aos estudantes que: participarem de todos os encontros pontualmente; redigirem um texto jornalístico ao final de cada encontro; agendarem e comparecerem a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e publicarem um texto jornalístico sobre o tema em veículo com editor responsável.

O cheque não será descontado caso o aluno cumpra com os requisitos acima listados.

Por Emílio Portugal Coutinho

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui