Seleção de frases sobre jornalismo – Parte 1

0
69

Fiz uma ampla seleção de frases sobre jornalismo, muitas delas foram encontradas pela internet, o que não diminui o seu valor, e outras foram tiradas diretamente de livros e revistas.

Irei publicar algumas aqui com o objetivo de inspirar os focas e os futuros estudantes de jornalismo. As outras publicarei em outra postagem, pois assim vocês poderão degustar cada pensamento com calma.

É importante ressaltar que nem todas as afirmações são pró-imprensa, como sempre aconteceu na história, o jornalismo é alvo de críticas. Como eu gosto de debates, optei por publicar também as frases que criticam de forma negativa o papel da imprensa e dos jornalistas em geral, pois também servem para refletirmos sobre a profissão que escolhemos.

Caso você tenha outras frases interessantes, não deixe de nos enviar (envie para o e-mail [email protected] ou escreva nos comentários desta postagem) para que sejam acrescentadas em futuras postagens por aqui.

***********************************************************************

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.” (Cláudio Abramo)

“A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor.” (Alberto Dines)

“A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo.” (Alberto Dines)

“Não vamos esmorecer na nossa crença de que jornalismo é algo que se faz com espírito crítico, fiscalizando o poder.” (Mino Carta)

“A primeira essência do jornalismo é saber o que se quer saber, a segunda é descobrir quem o vai dizer.” (John Gunther)

“Não foi o mundo que piorou, as coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.” (Gilbert Chesterton)

“O jornalismo é popular, mas é popular principalmente como ficção. A vida é um mundo, e a vida vista nos jornais é outro.” (Gilbert Chesterton)

“Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.” (Millôr Fernandes)

“O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade.” (Oscar Wilde)

“Chamo jornalismo a tudo o que será menos interessante amanhã do que hoje.” (André Gide)

“Certamente a glória do jornalismo é a sua transitoriedade.”
 (Malcolm Muggeridge)

“Jornalismo: a capacidade de vencer o desafio de encher o espaço.” (Rebecca West)

“Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam.” (Eça de Queirós)

“Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções – mesmo as boas.” (Eça de Queirós)

“Jornalismo é a segunda mais antiga profissão.” (Paulo Francis)

Por Emílio Portugal Coutinho

Leia também:

– 
Jornalistas consagrados aconselham estudantes sobre desafios da profissão

– Quem já sonhou em ser um locutor de futebol?

– Dicas para se tornar um bom jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui