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Dez dicas para escrever um press release bem-sucedido

Um press release é um documento divulgado por uma assessoria de imprensa com o intuito de informar, anunciar ou esclarecer à imprensa sobre determinado fato que envolva a empresa assessorada.

Essa prática é muito utilizada hoje em dia principalmente na divulgação de novos serviços ou produtos de uma empresa. O press release, quando publicado em um veículo da mídia, pode se transformar em uma notícia, o que dará maior visibilidade para a empresa envolvida.

O termo press release vem do inglês e significa “soltura à imprensa”, sendo derivado do título comumente utilizado nos comunicados norte-americanos “for immediate release” (para divulgação imediata).

Apesar de muitas vezes ajudar, o press release é mal visto por muitos jornalistas, pois sua publicação na íntegra pode esconder as falhas de uma empresa.

Veja abaixo algumas dicas para que o seu release tenha mais chances de ser escolhido pelos editores de jornais e revistas.

1 – Utilize uma manchete

Jornalistas são sedentos por manchetes, certamente o seu uso atrairá a atenção da imprensa, fazendo com que o seu release se destaque. A chamada deve ser curta, atraente e descritiva. Exemplo: ao invés de utilizar “Tom Willy recebe prêmio de fotografia” use “Tom Willy é eleito o fotógrafo do ano”.

2 – Informações importantes devem ser colocadas no início do texto

Como o release é escrito com o intuito de ser publicado em algum veículo jornalístico, você deve utilizar a linguagem jornalística. Uma das regras mais utilizadas no jornalismo atual é a da pirâmide invertida, na qual as informações mais importantes são colocadas no início do texto. Não se esqueça de responder as seis perguntas do lead (O que? Quem? Quando? Onde? Por que? Como?).

Press Release Services

3 – Não utilize adjetivos em excesso e alegações não comprovadas

Jornalistas são muito desconfiados e percebem quando estão tentando enganá-los. Mais do que isso, eles podem deixar de ler seu release logo no segundo parágrafo, caso percebam que as declarações são exageradas. Forneça informações reais e comprovadas. Destaque os pontos realmente fortes de sua empresa, ao invés de simplesmente dizer que é a melhor, a maior ou a mais interessante.

4 – Simplicidade e objetividade devem ser a regra

Escreva de forma simples, com isenção de ânimo e de maneira objetiva sobre as novidades da sua empresa. Isso fará com que o jornalista leia o seu release e quem sabe até mesmo lhe peça uma entrevista.

5 – Não escreva muito

Ainda dentro do fator objetividade, o ideal é que o seu release não ultrapasse o número máximo de duas páginas. Se sua empresa não pode ser descrita em duas páginas isso quer dizer que está faltando objetividade no seu texto.

6 – Deixe um contato

Por mais que o seu release esteja completo, é sempre bom deixar um contato para que os jornalistas possam pedir mais informações ou tirar suas dúvidas. A pessoa deverá estar preparada para responder qualquer tipo de pergunta sobre a empresa, portanto ela deve estar inteirada sobre o release e outras notícias referentes à empresa. Para dar mais profissionalismo, envie o release em um papel com o timbre de sua empresa.

press-release1

7 – Não utilize termos excessivamente técnicos

Por mais que você já tenha se acostumado com todo o tric-trac da empresa, lembre-se que quem vai ler o seu release provavelmente não terá tanta intimidade com a sua empresa e nem com a sua parte técnica, portanto seja simples. O jargão pode tornar sua mensagem de difícil compreensão.

8 – Destaque os benefícios de sua empresa

Ao invés de dizer que sua empresa é a melhor do mercado, mostre como os consumidores estão se beneficiando através dela. Economia de tempo, dinheiro, facilidade no uso, etc.

9 – Especifique ao máximo, abuse dos detalhes

Ao ler o seu release o jornalista deve visualizar o produto ou saber como o novo serviço funciona. Peça para alguém que não conhece o produto ler o seu release e faça com que ele descreva o que foi anunciado no release. Abuse dos detalhes.

10 – Revise

Sempre revise seu texto. Além de erros de gramática, erros de digitação podem acontecer. Releases cheios de erros darão uma visão desleixada de sua empresa. Se precisar de ajuda, peça à um amigo que entenda melhor de ortografia e gramática.

Por Emílio Portugal Coutinho


Texto escrito com base em:
<http://brasil.smetoolkit.org/brasil/pt/content/pt/356/Redija-um-press-release-bem-sucedido>.

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Emílio Coutinho
Emílio Coutinho
O jornalista, professor universitário e escritor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas em 2012 com o objetivo de oferecer um espaço para o ensino, a reflexão, o debate e divulgação de temas ligados ao jornalismo e à comunicação em geral.
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5 COMENTÁRIOS

    • Olá, Elisabete! Nós temos uma conta no twitter @casadosfocas e uma no facebook. Acompanhe as novidades de nosso portal através das redes sociais. 😉

  1. Muito grato, Emílio Coutinho.
    A página é assaz valiosa, contribui para o desenvolvimento de muitos que, tal com eu, têm como paixão o – jornalismo. Sou angolano, tenho 19 anos (vivo em Angola), estudante de jornalismo. Sempre procuro novas maneiras de aprender! Um abraço!

    • Olá, Salomão! Tudo bem? Seja muito bem-vindo a Casa dos Focas. Aqui todos os estudantes de jornalismo tem espaço, sinta-se em casa. Ficaremos muito contentes em receber matérias de sua autoria sobre o fazer jornalístico aí na Angola. Envie uma mensagem para [email protected] para conversarmos melhor sobre esse assunto. Até mais! Emílio Coutinho

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