Evento online gratuito tratará sobre “Jornalismo em tempos de polarização e desinformação na América Latina”

O webinar online contará com tradução simultânea para o português, inglês e espanhol, e oferecerá certificado de participação aos inscritos.

0
134
Foto: Divulgação

No próximo dia 09 de novembro das 16h às 19h (horário de Brasília), será realizado um webinar online gratuito sobre polarização, desinformação e o papel da imprensa na proteção da democracia e da liberdade de expressão.

Promovido pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas e pelo LLILAS Benson Coleções e Estudos Latino-Americanos da Universidade do Texas o evento é intitulado como “Jornalismo em tempos de polarização e desinformação na América Latina”.

Como se inscrever?

O evento é gratuito e aberto ao público, entretanto, é necessário se inscrever. A transmissão será feita pela plataforma zoom e contará com tradução simultânea para o português, inglês e espanhol.

As inscrições, poderão ser feitas clicando aqui e, após seu registro, é só entrar usando o link enviado pela plataforma Journalism Courses. Os inscritos que comparecerem à maior parte do evento receberão gratuitamente um certificado de participação.

Programação

As palestras e debates, contarão com acadêmicos e jornalistas, de diversos países da América Latina que discutirão, em três sessões distintas, sobre o papel da imprensa na defesa da democracia e da liberdade de expressão, a polarização e a desinformação.

Abaixo, seguem mais informações sobre o programa do evento, os mediadores e palestrantes convidados.

Tema da primeira sessão: “Polarização: os desafios dos jornalistas que são convertidos em alvos em sociedades polarizadas”

A sessão de boas-vindas será iniciada às 16h (horário de Brasília) com o pronunciamento da diretora, Instituto Teresa Lozano Long para Estudos de América Latina – LLILAS, Adela Pineda Franco, e do diretor, Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Rosental Alves.

Das 16h10 às 17h, acontecerá a primeira sessão com o tema “Polarização: os desafios dos jornalistas que são convertidos em alvos em sociedades polarizadas”. Este primeiro debate será mediado pela professora Wendy Hunter, Universidade do Texas em Austin e contará com a participação de: Isabel Mercado, jornalista e autora Boliviana; María Teresa Ronderos, diretora, Centro Latinoamericano de Investigación Periodística, da Colômbia; e da Peruana Romina Mella, chefe de redação e jornalista de investigação, IDL-Reporteros.

Tema da segunda sessão: “Desinformação: Como o jornalismo tem reagido a ondas de desinformação”

A segunda sessão, “Desinformação: Como o jornalismo tem reagido a ondas de desinformação” ocorrerá entre 17h e 18h, sendo mediada pela professora Summer Harlow, Universidade de Houston. Os palestrantes convidados serão: a mexicana Tania Montalvo, subdiretora editorial da Editorial Animal; a brasileira Tai Nalon, cofundadora e CEO da premiada agência de monitoramento de informações falsas Aos Fatos; e a argentina Laura Zommer, diretora-executiva e jornalística, Chequeado.

Tema da terceira sessão: “Democracia e liberdade de imprensa: O papel da imprensa na defesa da democracia e da liberdade de expressão”

A terceira e última sessão, que acontecerá das 18h às 19h, discutirá o tema: “Democracia e liberdade de imprensa: O papel da imprensa na defesa da democracia e da liberdade de expressão”. Quem fará a mediação será a professora chilena Teresa Correa, UDP. Este debate contará com os seguintes convidados: Cindy Regidor, jornalista e apresentadora, Confidencial, da Nicarágua; Jennifer Ávila, cofundadora, Contracorriente, de Honduras; Ewald Scharfenberg, coeditor, Armando.info, da Venezuela; e César Fagoaga, gerente-geral, Revista Factúm e presidente, Asociación de Periodistas de El Salvador – APES, de El Salvador.

Sobre o Centro Knight de Jornalismo nas Américas

Desde 2003, o centro começou a expandir seu programa de ensino à distância com o lançamento de seu primeiro MOOC (cursos online abertos e massivos – MOOCs, por suas iniciais em inglês) em outubro de 2012, inicialmente para pequenos grupos, principalmente da América Latina e do Caribe.

Mais tarde, o Centro Knight começou a desenvolver o primeiro programa MOOC do mundo especializado no treinamento em jornalismo. Instrutores especializados fornecem uma experiência de aprendizagem de qualidade para jornalistas que buscam aprimorar suas habilidades e cidadãos que desejam se envolver mais em temas sobre  jornalismo e democracia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui