InícioCursos de jornalismoTreinamento gratuito para checagem de fatos será oferecido pela Abraji e Lupa

Treinamento gratuito para checagem de fatos será oferecido pela Abraji e Lupa

- Advertisement -spot_img

Com o objetivo de treinar gratuitamente ao menos 500 jornalistas por todo o Brasil, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Agência Lupa, iniciam neste mês de abril uma turnê pelo país oferecendo oficinas de verificação e checagem de fatos.

O Circuito Abraji-Lupa de workshops gratuitos terá como foco a cobertura das eleições 2018 e também dará treinamentos de produção de notícias a partir de bases de informações públicas por todo o país.

Um forte apoio para esta iniciativa é o Facebook, através do ‘Facebook Journalism Project, programa da empresa focado em fortalecer a parceria da plataforma com a indústria de notícias em todo o mundo.

A diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, explicou que essa turnê de capacitação será “uma oportunidade única para quem vai cobrir as eleições deste ano”, pois participarão dela “professores profissionais que são referência no jornalismo brasileiro”.

O presidente da Abraji, Daniel Bramatti, afirmou que espera “que os cursos ajudem a melhorar a qualidade do noticiário sobre os candidatos e seus programas”, pois “com ferramentas para explorar bases públicas de informações e técnicas de checagem de fatos, o jornalista conseguirá ir além do declaratório”.

Jornalistas e estudantes de jornalismo podem se inscrever no Circuito Abraji-Lupa que se dividirá em dois momentos: um online e um presencial.

O curso online da Abraji será realizado através da plataforma de ensino a distância da associação, e o da agência de checagem de fatos em sessões privadas de Facebook Live.

Os treinamentos presenciais, terão turmas menores, e os temas serão mais aprofundados. O curso presencial da Abraji terá 8 horas de duração, e o da Lupa, 6 horas.

Interessados em participar dos treinamentos presenciais da associação, terão que ter assistido às aulas online. Esse não será um pré-requisito para os cursos da agência de fact-checking.

As inscrições serão abertas em breve e o calendário completo pode ser acessado clicando aqui.

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Abraji.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui