Fanpage oferece ideias para TCCs em jornalismo

0
42
(Arte - Carla Frascarelli/Laço Amarelo Fotografia.)
(Arte – Carla Frascarelli/Laço Amarelo Fotografia.)

Todo semestre me deparo com caras assustadas por: “Não tenho tema para o TCC”, “Não ‘lembro direito’ das aulas de Metodologia (Para que serviam na época, mesmo?!)”, “Tenho horror às regras da ABNT”, “Não sei como escrever linguagem científica”, “Não faço a mínima ideia do que é monografia, artigo científico, projeto experimental ou qualquer outro formato científico”. E a listinha de horrores não para…

Normalmente, o “diagnóstico do tipo: Ferrou, preciso entregar um pré-projeto de pesquisa” aparece nos “pacientes” do 6º semestre ou terceiro ano, quando, normalmente, na graduação em Jornalismo, é exigido o desenvolvimento desta etapa pré-TCC.

Pensando nisso, surgiu a ideia de criar @IdeiasparaTCC no Facebook. De segunda a sexta, entre 11h-13h, uma das faixas nobres ou com maior potencial de engajamento na rede social, há uma espécie de curadoria no #IdeiasparaTCC com dicas de temas, referências bibliográficas, pesquisas, eventos que ajudam no garimpo do universitário para o TCC. TCCs finalizados, concluídos também são compartilhados para que estas pesquisas já realizadas ganhem vida após a conclusão da graduação e ajudem novos estudantes na busca por ideias.

A experiência de todo semestre ouvir e ver as mesmas dúvidas, de conviver com alunos quase que 100% do tempo conectados à internet e enxergar o Facebook como “companheiro” deles grande parte do dia definiram o uso da plataforma para a iniciativa de compartilhamento.

Não existe nenhuma ação paga – nenhum post impulsionado ou pago. Apenas postagens orgânicas, juntamente com o famoso boca a boca e compartilhamento via redes sociais pessoais e em grupos de alunos para divulgar a fanpage, já que a ideia é funcionar como um grande fórum de discussão e troca de conhecimentos.

Se quiser dar uma espiada, basta clicar em: @IdeiasparaTCC.

Sugestões são sempre bem-vindas!

Por Fernanda Iarossi.

Perfil de Fernanda Iarossi

Fernanda Iarossi

Jornalista, Mestre em Comunicação Midiática (Unesp) e Professora nos cursos de Graduação em Jornalismo, Tecnológico de Produção Multimídia – Gestão de Conteúdos Multimídia e Mídias Sociais e Pós em Comunicação (Revistas em Plataforma Multimídia: criação, gestão, desenvolvimento e edição e Jornalismo Cultural) pela Fiam-Faam/FMU e Fapcom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui