InícioCursos de jornalismoInscrições abertas para Curso Gratuito de Jornalismo em SP

Inscrições abertas para Curso Gratuito de Jornalismo em SP

(Foto: divulgação)

As Biblioteca de São Paulo e do Parque Villa-Lobos estão promovendo mais uma edição da ‘Oficina Espalhafatos: da ideia ao ponto final’, com o jornalista João Varella.

A oficina promete ensinar: técnicas de escrita, como fazer uma entrevista e como redigir um perfil. Com o objetivo de oferecer aos participantes uma vivência no jornalismo, o curso contará com a participação de um convidado através do qual os participantes da oficina colocarão em prática os conhecimentos aprendidos.

O texto final da oficina será publicado no jornal Espalhafatos, que circula por todas as bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB). Com carga horária de 6 horas, o evento é indicado para jovens de 12 a 16 anos.

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a oficina ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro, das 14h30 às 17h30, e terá como entrevistado-convidado Gustavo Piqueira. Conhecido por escrever livros que misturam texto, imagem e design, Gustavo já lançou mais de 20 obras, como o “conjunto narrativo de jantar” Lululux, a experiência literária-postal-urbana Valfrido?, a caixa + exposição histórica Oito Viagens ao Brasil e a ficção construída a partir de fotos antigas Lorde Creptum, finalista do prêmio Jabuti 2016 na categoria juvenil. À frente de seu estúdio Casa Rex, ele é um dos mais premiados designers gráficos do país, com mais de 400 prêmios internacionais. Inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Já na Biblioteca de São Paulo, a oficina será nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 9h30 às 12h30, e o convidado especial que será entrevistado pelos participantes será Cristhiano Aguiar. Cristhiano é formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2012, participou da antologia Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros e em 2013 foi escritor-residente na University of East Anglia. Editou, em Pernambuco, a revista experimental Eita! e o site de literatura Vacatussa. Seus contos e ensaios foram traduzidos para o inglês e o espanhol publicados nos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina. Interessados podem se inscrever clicando aqui.

Jornalista João Varella durante edição anterior da Oficina Espalhafatos. (Foto: Divulgação)

João Varella é jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, e fundador da editora Lote 42. Atuou por mais de dez anos em diversos veículos, entre eles IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e portal R7. Venceu diversos prêmios, como o ‘Jovem Talento da Indústria do Livro’ em 2015, CNI de Jornalismo em 2014, e Sebrae de Jornalismo em 2013. É autor de três livros, 42 haicais e 7 ilustrações (Lote 42), A agenda (Novo Conceito) e Curibocas: diálogos urbanos (Coração Brasil).

Por Emílio Portugal Coutinho

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui