InícioDebate FocaJornalista x Empreendedor

Jornalista x Empreendedor

- Advertisement -spot_img

Quem nunca pensou em abrir o seu próprio negócio? Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que só no Brasil 27 milhões de pessoas ganham suas vidas sendo empreendedoras. Mas o que o comunicador tem a ver com isso? Tudo. Os que pensam que para se tornar jornalista é só ir à faculdade escrever e sorrir para as câmeras estão completamente enganados.

Inicialmente, o jornalista tem que ter criatividade, ao menos para chamar a atenção do público alvo logo no primeiro parágrafo de sua noticia. Essa é uma das características que aproximam esse profissional de um empreendedor. Vejamos quais são as outras:

Técnica: envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado e principalmente saber trabalhar em equipe.

Decisão: A grande metodologia para a tomada das decisões importantes consiste em reunir as informações necessárias, analisá-las, avaliar as alternativas e principalmente ouvir a opinião de outras pessoas (principalmente da sua equipe).

Criatividade: O verdadeiro empreendedor é criativo e faz com que a sua criatividade transborde para a sua equipe, criando uma cultura inovadora no convívio em sua empresa. Ele inspira todos à sua volta, sua história de vida normalmente vem de muitas dificuldades e cheia de superações.

Características Pessoais: Ser disciplinado, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter amor pelo que faz.

No dia a dia de um jornalista todas as características citadas acima são relevantes para quem deseja se destacar no mundo jornalístico. Mas há uma área no jornalismo que exige mais ainda que o profissional seja empreendedor: o Jornalista Freelancer. Porque?

Um jornalista Freelancer faz de tudo, edita, assessora, escreve, pesquisa, etc, etc, etc. Normalmente esses profissionais acabam optando por este duro caminho por preferirem um trabalho autônomo, que pode acabar oferecendo uma renda maior. Além disso,  o jornalista tem mais liberdade para criar seus textos, sem ter editores ou chefes para modificar sua linha de pensamento.

A Criatividade é a principal chave para ambas as profissões, é um diferencial inigualável para obter bons resultados onde podem expôr seus produtos com o objetivo de atingir o sucesso e status almejam.

A Internet por exemplo, é uma das maiores ferramentas atuais para jornalistas e empreendedores exporem seus trabalhos. Atualmente 94,2 milhões de pessoas têm acesso a internet só no Brasil, segundo o site UOL.

O primeiro passo para os sonhos e conquistas serem realizadas é acreditar em si, vá e vença só depende de você

Por Rodrigo Silva Gomes

Leia também:

– O que é um jornalista freelancer?

– Dicas para se tornar um bom jornalista

– As fontes jornalísticas

Perfil de Rodrigo Silva Gomes

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva, 22 anos, estudante de jornalismo do 4° semestre de jornalismo, escrevo com paixão, embora a carreira jornalística tenha grande concorrência e muitas dificuldades sou capaz de passar por todos os obstáculos para tornar o meu sonho realidade.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui