Mídias e jornalismo humanitário na Universidade

0
46

Semana de Comunicação 01

Aconteceu entre os dias 8 a 11 de setembro a 10ª Semana de Comunicação da Universidade São Judas Tadeu, onde alunos puderam conhecer melhor o mundo do jornalismo e da comunicação através de palestras e oficinas ministradas por profissionais experientes e conceituados no mercado.

Contando com a apresentação de profissionais variados que vão desde jornalistas renomados a ex-alunos e profissionais de área técnica, a Semana de Comunicação teve como objetivo ajudar os alunos da universidade a conhecerem melhor o mercado, tirar dúvidas quanto a profissão de jornalista e complementarem a formação acadêmica com o compartilhamento das experiências de pessoas que já estão inseridas no mercado.

Outro ponto importante da semana de comunicação foi a oportunidade que os alunos tiveram de exercitar suas habilidades como repórteres, realizando pautas dentro das palestras, produzindo boletins dentro da rádio universitária e participando inclusive de um concurso de fotografia e vídeo.

Mural da Folha de S.Paulo

A palestra realizada na última quinta-feira, 11, abordou o tema jornalismo blogueiro com o jornalista Vagner de Alencar, integrante da equipe do blog Mural, da Folha de São Paulo, que falou de sua experiência com o jornalismo voltado às comunidades de periferia e de um jornalismo mais social.

Ele comentou sobre o trabalho que faz no Mural, que tem por objetivo dar mais espaço para as áreas carentes e desassistidas da nossa cidade, além de diversificar o viés de assuntos da grande imprensa. Na sua opinião “a imprensa brasileira tem preguiça de retratar com mais seriedade a periferia da cidade, relegando-a a coberturas policiais ou de grandes tragédias”.

Como exemplo de jornalismo mais social, o blog Mural é aberto a jornalistas que vivem em periferias, dando voz aos moradores e permitindo que a imagem negativa de “favelas e pobreza” dê lugar e espaço para uma área de diversidade cultural rica e muitas vezes mais interessante, como a presença de artistas plásticos e de profissionais de alta qualidade como o próprio Vagner, que viveu na comunidade Paraisópolis, considerada a maior favela de São Paulo.

Questionado sobre a credibilidade e a aceitação do jornalismo blogueiro na imprensa brasileira, ele ainda sente que os jornalistas e parte da sociedade, ainda não aceitam matérias postadas em blogs como jornalismo sério e que muitos, imprensa e sociedade, ainda resistem a esse tipo de mídia como meio de se informar ou de produzir conteúdo relevante.

Semana de Comunicação 02

Produção de conteúdo

Ainda, dando oportunidades aos alunos para externarem suas ideias e praticarem um pouco mais os conteúdos das aulas, a Semana de Comunicação fechou o ciclo de palestras com o 8º Festival 2 Minutos de Áudio e Vídeo e o 6º Concurso Fotográfico Fração de Segundo, que premia trabalhos nas linguagens de áudio e vídeo e fotografia, e é aberto a todos os estudantes dos cursos de comunicação social.

Por Roberto Sungi

Perfil do autor

Roberto Sungi

Roberto Sungi é estudante de jornalismo há 3 anos. Fotógrafo há 6 anos. Mochileiro galáctico há 9 anos. Jogador de RPG há 17 anos. Bom filho há 33 anos. Marido fazem 10 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui