O que é e como funciona o Teleprompter?

4
365

Quase todo mundo já sabe que os apresentadores dos telejornais não decoram tudo aquilo que estão falando. Seria um exercício e tanto para a memória, mas para facilitar e agilizar o trabalho diário destes profissionais as notícias são lidas com a ajuda de um equipamento muito comum nas emissoras de TV chamado Teleprompter, ou Teleponto, o famoso TP no jargão profissional. Para os leigos são aquelas famosas “letrinhas” que passam na frente da câmera, sem que os telespectadores percebam. Um truque que foi aperfeiçoado com a tecnologia. Mas, como os apresentadores conseguem ler e olhar para a câmera ao mesmo tempo? Como essas letrinhas vão parar na frente da câmera? Bom, o truque é bem simples como um jogo de espelhos. Veja nas fotos.

Snap 2013-06-20 at 14.54.40

O aparelho é composto por um monitor de vídeo invertido horizontalmente que fica “deitado” na frente e embaixo da câmera. A imagem da tela é refletida por um vidro transparente inclinado na frente da lente, dentro de uma câmara escura, uma espécie de caixa acoplada a câmera, que favorece o reflexo do que é mostrado na tela. A imagem é invertida justamente porque o reflexo no vidro age como um espelho. O resultado é o reflexo de uma imagem legível ao apresentador, mas transparente a câmera, sendo assim, “invisível” ao telespectador. Como isso, os apresentadores conseguem ler naturalmente o texto, dando a impressão que estão falando naturalmente.

O operador de TP (Teleprompter) é o responsável por passar o texto a medida em que o mesmo é lido, mas em algumas emissoras são os próprios apresentadores que fazem isso. Para operar TP não é preciso ser jornalista, pois esta é uma função da equipe técnica.

Snap 2013-06-20 at 14.55.25

Mas, quando o Teleprompter falha, aí é um Deus nos acuda! Nessa hora os apresentadores têm de ler a notícia nas laudas (impressas ou em tablets e laptops que ficam na bancada, na frente deles) ou usar o improviso. Se o “jogo de cintura” for bom, o profissional vai conseguir dar um jeitinho para que o público não perceba que algo está errado. Por isso é muito importante ler todas as laudas antes do telejornal começar para se prevenir de eventuais falhas no TP.

As emissoras de TV usam softwares profissionais, mas você pode usar o Cueprompter, um site gratuito que simula um programa de TP. Basta entrar no site, inserir seu texto (limitado a 2 mil caracteres), definir o tamanho da tela, a cor e o tamanho da fonte e clicar em Start Prompter. Para rodar o texto clique em FORWARD e para parar clique em II (pause). O Cueprompter tem 9 velocidades de leitura, além da opção de voltar o texto, caso o apresentador erre a narração.

Por Thiago Moraes.

Leia também:

– Como é formada uma Redação de TV

– Princípios de um bom jornalismo

– Mini-Glossário do telejornalismo

 Perfil de Thiago Moraes

Thiago Moraes

Repórter e apresentador de telejornais, Thiago Moraes (31) trabalha com jornalismo televisivo desde 1996, quando iniciou na área técnica (atrás das câmeras). Formou-se em jornalismo pelo UNIFAE, em 2005, na cidade natal (São João da Boa Vista-SP). Pós-graduado em Linguagens Midiáticas e pós-graduando em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Thiago Moraes é autor de mais de 3 mil reportagens televisivas.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui