InícioFocabulárioO que é um jornalista?

O que é um jornalista?

- Advertisement -spot_img
Há uma grande diferença entre compartilhar informações e produzir informações.
Há uma grande diferença entre compartilhar informações e produzir informações.

A pergunta é simples, mas a resposta não é tão simples assim. Ainda mais em nossa época em que a tecnologia trouxe grandes mudanças ao sistema de produção e troca de informações trazendo agilidade e questionamento dos papéis daqueles que produzem a notícia. Dizem hoje que qualquer um é jornalista. Será?

Há uma grande diferença entre transmitir informações e produzir informações. O jornalista Gerson Luiz Martins, em um artigo publicado no jornal “O Estado de Mato Grosso do Sul”, definiu bem o que é jornalismo e o que não é. Segundo ele, “o jornalista profissional, qualificado em curso superior de jornalismo PRODUZ informação. Este profissional pesquisa dados, compara estatísticas, checa informações, analisa repercussões, avalia fatos, capta acontecimentos e edita tudo isso para que o leitor, o consumidor de notícias, tenha informações mais claras e objetivas ao seu dispor. Isso é fazer jornalismo e não simplesmente pegar uma informação aqui e retransmitir, ou transmitir ali”. É claro que esse processo de compartilhamento de notícias feito nas redes sociais tem sua importância e muitas vezes pode até servir de alimento para o jornalismo, mas não é jornalismo.

O jornalista pode atuar em diversas áreas e veículos tais como jornal, revista, rádio, web, televisão, assessorias de imprensa, agência de notícias, entre outros.

Entre os deveres dos jornalistas estão:

– Sempre checar as informações antes de divulgá-las;

– Nunca enganar o público e as fontes, sendo transparente em seus métodos e objetivos;

– Ser o mais possível imparcial ao checar as informações, e ao construir as notícias e levá-las ao público;

– Estar sempre atualizado e ter a mente aberta, sem preconceitos. Nesse ponto os cursos superiores de Jornalismo dão um ótimo apoio, oferecendo uma formação generalista, incluindo em sua grade curricular matérias como Filosofia, Antropologia e História.

A polêmica pode e muitas vezes deve estar presente em uma cobertura jornalística, mas o objetivo deve ser sempre a busca pela verdade, ou verdades possíveis, que muitas vezes se camufla nos discursos que surgem nas diversas instâncias sociais.

Sejamos fiéis a esses deveres e comprometidos com o público se quisermos nos tornar grandes jornalistas.

Por Emílio Portugal Coutinho.

 

Fontes consultadas:

– MARTINS, Gerson Luiz. Afinal, o que é jornalismo hoje? O Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, p. A2, 12 abr. 2012.

– MORENO, Ana Carolina. Guia de carreiras: jornalismo. G1.Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/08/guia-de-carreiras-jornalismo.html>. Data de acesso: 10 out. 2012

– Palavras dirigidas pelo Professor Doutor Coordenador dos Cursos de Comunicação Social da UNIBAHIA, Sérgio Mattos aos formandos de jornalismo das Faculdades Integradas Ipitanga – UNIBAHIA, em 15/01/2005

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui