Oficinas gratuitas de jornalismo são oferecidas em São Paulo

0
16
Foto: Monielly de Carvalho
Foto: Monielly de Carvalho
Foto: Monielly de Carvalho

A Associação Beneficente de Amparo à Família (Abenaf), está promovendo oficinas gratuitas de jornalismo. O objetivo do curso é capacitar os alunos a escreverem textos e matérias jornalísticas, considerando as técnicas desta área.

As oficinas contam com aulas teóricas e práticas, aplicadas por um profissional da área e com a participação de outros especialistas.

Dentro do cronograma do curso estão previstas instruções sobre a rotina de uma redação, o que é pauta, como desenvolvê-la, textos interpretativos, opinativos e informativos, dicas para entrevistas, lead, construção de matéria jornalística, entre outros.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será constituído por matérias produzidas pelos alunos que serão veiculadas na edição do Jornal da Abenaf. O periódico conta com uma tiragem de cinco mil exemplares e é distribuído semestralmente nas sete cidades da região Oeste da Grande São Paulo.

Ao final do curso os alunos recebem um certificado que é válido também como atividade complementar. De acordo com os organizadores, o aluno que concluir o curso estará apto a produzir conteúdo para blogs, sites ou jornais de bairro.

Apesar de serem oferecidas gratuitamente, a ABENAF cobra uma taxa de R$ 20,00 pela inscrição nas oficinas. Este valor é direcionado para o lanche dos intervalos das aulas, material de uso e consumo da sede e compra de equipamentos e material para as aulas. Os alunos que não puderem pagar a taxa têm a possibilidade de pedir isenção.

As vagas são limitadas e definidas de acordo com a ordem de inscrição. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever nas oficinas, mas a idade mínima é de 16 anos. No primeiro semestre de 2016 foram formados quase 150 alunos.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Abenaf clicando aqui.

O curso tem início no dia 6 de agosto e termina em 26 de novembro de 2016. As aulas serão ministradas aos sábados, das 9h30 às 12h30, na Etec de Carapicuíba.

Abenaf

A Abenaf é uma ONG localizada em Carapicuíba (SP) voltada para cultura e educação. A ONG é constituída por profissionais de várias áreas: jornalistas, psicólogos, fotógrafos, designers, advogados, professores da rede estadual, entre outros profissionais com formação em dança e teatro.

A sede da Associação fica ao lado da maior favela da cidade, e o seu objetivo é, além de oferecer as técnicas mais importantes da profissão, promover a cultura na região. Apesar de atuarem há mais de 10 anos, a Abenaf não recebe nenhum tipo de ajuda dos órgãos governamentais.

Por Emílio Portugal Coutinho com informações da ABENAF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui