Oficinas Gratuitas de Jornalismo são oferecidas em SP

0
157

Oficinas gratuitas de jornalismo - Énois

A Énois, agência, escola e produtora de conteúdo jovem, está promovendo oficinas gratuitas de jornalismo para jovens de 16 a 21 anos.

Através de aulas práticas e teóricas, os alunos aprenderão todas as etapas do processo jornalístico -da pesquisa à apuração, das técnicas de entrevista à construção do texto. Todo o conteúdo produzido em diferentes formatos (texto, fanzine, blog, vídeo) será publicado na internet.

Segundo Amanda Rahra, uma das fundadoras da Énois, “as oficinas terão conteúdo teórico, mas a ideia é que culminem na produção de conteúdo porque a gente acha que é com mão na massa que o aprendizado acontece”.

Érica Teruel, editora da Énois, explica que “o curso serve tanto para o jovem descobrir como o jornalismo pode ajudar a mudar a sua quebrada quanto para experimentar uma profissão e testar se o jornalismo é a praia dele”.

As oficinas de jornalismo tem início no dia 04 de março e vão até o dia 06 de maio, ocorrendo sempre às quartas-feiras, das 16h30 às 19h, na sede da Énois, ao lado do metrô Armênia.

As inscrições estão abertas até o dia 27/2 e podem ser feitas clicando aqui. O único pré-requisito para concorrer a uma das 20 vagas é ter interesse em experimentar o mundo do jornalismo.

Além das oficinas de jornalismo, a Énois já tem programadas aulas em outras áreas, tais como: projetos de comunicação (maio), fotografia (junho), design (agosto) e documentário (setembro).

A origem da Énois

A Énois foi iniciada em 2009, pelas jornalistas Amanda Rahra e Nina Weingrill, durante o trabalho voluntário que faziam em uma ONG de São Paulo, onde davam uma oficina de comunicação para jovens do Capão Redondo.

Em 2012 foi criada a Énois Escola Livre de Conteúdo Jovem, primeira plataforma online de ensino de jornalismo para jovens de baixa renda. As aulas presenciais já formaram 300 alunas e as aulas virtuais mais de 3.000.

Por Emílio Portugal Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui