Quando surgiu a primeira revista?

4
235

Com a invenção da imprensa por Johannes Gutenberg, por volta do ano 1450, a Alemanha teve uma grande vantagem em relação aos outros países europeus para reproduzir livros, jornais e inclusive revistas em grande escala.

Johannes Gutenberg
Johannes Gutenberg

Até aquela época, para se transmitir alguma notícia de relevância eram utilizados panfletos. Aos poucos eles começaram a ser publicados com mais frequência. Seu estilo não era ainda de uma revista, mas tinham um misto de revista com jornal. Seu formato era semelhante ao de um pequeno livro e as matérias publicadas podiam ser importantes, mas não eram diárias. Esses folhetos acabaram servindo de base para as revistas.

Apesar de ter o maquinário apropriado, a primeira revista que se tem notícia surgiu somente dois séculos depois do invento de Gutenberg. Intitulada “Erbauliche Monaths-Unterredungen” (que em tradução livre significa “Edificantes Discussões Mentais”), a publicação foi criada na cidade de Hamburgo (Alemanha), no ano de 1663. Nove anos depois a França lançou a revista “Le Mercure” e em 1690 surgiu na Inglaterra a “Athenian Gazette”.

Exemplar da Athenian Gazette
Exemplar da Revista Athenian Gazette

No Brasil a primeira revista surgiu no ano de 1812 na cidade de Salvador (Bahia). Com o título “As Variedades ou Ensaios de Literatura”, a publicação tratava de temas cultos. Em 1839 foi lançada a “Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro”, que abordava temas culturais e a científicos. Essa revista continua a ser publicada em nossos dias, sendo uma das mais longevas publicações especializadas do mundo ocidental.

Exemplar da Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro
Exemplar da Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro

Ao longo dos anos as formas de impressão foram se aperfeiçoando, o preço do papel foi ficando mais acessível e a publicidade foi aumentada com o intuito de reduzir as despesas. A soma desses fatores favoreceu a propagação de revistas de diversos segmentos e para distintos públicos.

Por Emílio Portugal Coutinho.

4 COMENTÁRIOS

    • Olá, Lúcia! Tudo bem? Ficamos felizes em saber que você gostou da postagem. Que tipo de informações você deseja receber? Nos acompanhe através das redes socias: Facebook, Twitter, Instagram e Google +. 😉

  1. sou uma criança e entendi tudo oque voces descreveram e gostei muito me ajudou bastante na minha liçao de casa …………….
    queria receber mais infomaçoes como esta como surgiu tal coisa muito obrigado por me ajudarem nisso fiquem sabendo que estos muito grata ………
    minha mae tambem ficou muito grata com essa postagem de voces .
    consegui nota 10 em historia e isso É muito importante pra mim obrigada

    • Olá, Lígia!
      Tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que a Casa dos Focas lhe ajudou e que você tirou a nota 10. Parabéns!!!
      Conte conosco para o que precisar.
      Até mais!
      Emílio Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui