Tela do celular x professor falando, falando, falando…

0
16

Andando na rua, no trem, no ônibus, a pé e até no volante do carro tem gente pendurada no celular. E não é para falar com alguém. É para checar e-mails, posts, tweets, fotos, curtidas, DMs, RTs, apps i-n-f-i-n-i-t-o-s… E o hábito facilmente povoa as salas de aulas na graduação e na pós.

Com a galera da Comunicação não podia ser diferente. Aluno novinho que acabou de sair do colégio, estudante com “mais idade”, “mais experiente” que tenta uma especialização. Não importa a faixa etária e o objetivo de estar “enfurnado” em uma faculdade, tem sempre aquele que não desgruda o olhar, a atenção da tão “melhor amiga” tela do celular.

Para nós, professores, a tecnologia pode ser uma facilitadora no aprendizado, garantindo acesso a bons conteúdos, compartilhamentos de ideias, projetos, mas quando ela “abduz” o aluno para um mundo paralelo justamente na hora da aula dá vontade de… Enfim, brigar pela atenção do aluno nas salas ganhou mais um “inimigo”: além de conversas paralelas, cansaço, desinteresse na disciplina, falta de jeito do “prô” passar o conteúdo, agora o celular lidera o ranking nesta disputa. Não está fácil.

Vi matéria em um programa de TV em que um professor usava um bloqueador de sinal dentro da sala para que os estudantes não usassem o tal aparelho. Acho que não precisa de nenhuma engenhoca quando o assunto é bom senso, tempo (pouco, aliás, já que os alunos não costumam ficar em sala de aula mais do que 3h, não é mesmo?) para parar e aprender algo, aumentar o repertório, compartilhar ideias, debater…

Para quem não desgruda do celular, não há sintomas devastadores de abstinência se você desgrudar durante algumas horinhas do seu smartphone, sua timeline vai continuar lotada de posts, seu perfil vai continuar a existir nas redes sociais. Sim, existe vida dentro da sala de aula sem o celular, não acham?

Outro texto bacana sobre os possíveis “perfis” de aluno na atualidade em Aluno-Periguete.

Por Fernanda Iarossi.

Perfil de Fernanda Iarossi

Fernanda Iarossi

Jornalista, Mestre em Comunicação Midiática (Unesp) e Professora nos cursos de Graduação em Jornalismo, Tecnológico de Produção Multimídia – Gestão de Conteúdos Multimídia e Mídias Sociais e Pós em Comunicação (Revistas em Plataforma Multimídia: criação, gestão, desenvolvimento e edição e Jornalismo Cultural) pela Fiam-Faam/FMU e Fapcom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui