InícioTCCsJovens jornalistas e o livro-reportagem

Jovens jornalistas e o livro-reportagem

- Advertisement -spot_img

Estudante pesquisando (2)

No final do curso de graduação em jornalismo o estudante pode apresentar um produto experimental para conclusão do curso, entre os possíveis produtos que podem ser apresentados está o livro-reportagem.

Esses livros são escritos sob a orientação de professores mestres ou doutores, jornalistas ou pesquisadores de mídia e comunicação em um período que pode ser de seis meses ou mais de trabalho. Mergulham em temas, pesquisam, entrevistam e materializam essa pesquisa em forma de um produto muito respeitado no âmbito jornalístico. Esse produto maturado no âmbito universitário vai muitas vezes ficar esquecido, perdido em um armário ou gaveta depois que o jovem jornalista termina o curso de graduação.

De acordo com o Ranking Universitário Folha¹, somente na Capital paulistana existem 20 instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em jornalismo. Em quantas dessas instituições o aluno apresentou um livro-reportagem como produto de término do curso? Qual a quantidade de livros produzidos? Esses livros são publicados? São impressos? São digitais? E por que se importar com esse tema?

Esses questionamentos foram os que motivaram a criação da um questionário de pesquisa para se dimensionar esse tipo de produção. O primeiro passo é coletar os dados e depois transformar esses dados em infográficos que servirão para pesquisadores, profissionais e estudantes de jornalismo. Todas a informações que forem coletadas serão publicadas no site www.livro-reportagem.com.br.

Se você escreveu um livro-reportagem e quer ajudar a conhecer melhor esse universo de livros produzidos por jovens jornalistas responda o questionário e participe.

“Não abandone seu livro-reportagem”

Link do formulário: http://goo.gl/forms/wSkpasuolSgeSHRy1

Por Israel Dias de Oliveira

1 – Ranking Universitário Folha 2015. São Paulo – SP, Instituições Públicas e Privadas. Disponível em: < http://ruf.folha.uol.com.br/2015/>. Acesso em: 29 jun. 2016.

Crédito da imagem: Imagem destacada: Escola vetore desenhado por Freepik e editado por Israel Dias de Oliveira.

Perfil do Autor

Israel Dias de Oliveira

Israel Dias de Oliveira é editor de livros na EDITORA CASA FLUTUANTE (www.editoraflutuante.com.br). Publicou o livro-fotográfico-documental “Luz em preto & branco: um passeio fotográfico em plano-sequência pelo bairro da Luz” (2016) e “Corações Camponeses: Crimes do Estado brasileiro” (2014).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui