InícioCursos de jornalismo31º Curso Estadão de Jornalismo está com inscrições abertas

31º Curso Estadão de Jornalismo está com inscrições abertas

31º Curso Estadão de Jornalismo

Foram abertas as inscrições para a 31ª edição do Curso Estadão de Jornalismo, programa de capacitação para jovens jornalistas que será realizado entre os dias 17 de maio e 13 de agosto, em parceria com a Universidade de Navarra, na Espanha.

Poderão participar do processo seletivo estudantes universitários que estiverem no último semestre do curso de jornalismo ou jornalistas formados nos anos de 2018, 2019 e 2020. Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de abril.

Mudanças no processo seletivo

Este ano, o programa apresenta algumas mudanças no processo seletivo. Uma delas é a substituição dos testes de conhecimento geral e inglês por atividades jornalísticas. 

Dentre as questões que o candidato deverá responder estão as seguintes: Que pauta você pensa em sugerir para o Estadão? Como trabalharia esse assunto em vídeo e nas redes sociais?

A proposta desse tipo de seleção é o de avaliar o pensamento multiplataforma, além de estimular a inovação e a mentalidade empreendedora. 

Curso 100% gratuito e online

Por conta da pandemia de Covid-19, este ano, as partes teóricas e práticas do programa serão realizadas à distância, tendo como objetivo complementar a formação acadêmica dos alunos. Os participantes do curso farão o tradicional rodízio pelas áreas da redação em contato digital com os editores.

Processo seletivo do 31º Curso Estadão de Jornalismo

O processo seletivo será todo realizado pela internet. Na primeira etapa, os candidatos preencherão um formulário com seus dados pessoais, currículo e um texto justificando o interesse pelo curso e sugerindo uma pauta em vídeo e texto.

Já na segunda fase da seleção, que ocorrerá entre os dia 3 e 7 de maio, até 90 candidatos participarão de uma dinâmica de grupo por videochamada. Em seguida, terão que escrever uma reportagem seguindo as indicações dadas pela coordenação do curso. 

A 31ª edição do Curso Estadão de Jornalismo disponibilizará 30 vagas para jovens jornalistas de todo Brasil. O programa oferecerá aulas de Jornalismo de Dados, Direito, Política, Economia, Ética e Português, além de palestras com jornalistas de várias áreas e entrevistas coletivas especiais. 

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações do jornal O Estado de São Paulo.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui