A FIAM FAAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), está promovendo a Semana de Comunicação, na qual forma convidados jornalistas e especialistas do campo da comunicação dos mais variados segmentos para ministrar palestras para os estudantes de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda.
No primeiro dia do evento, 20 de outubro, César Tralli, o apresentador e editor-chefe do programa jornalístico “SPTV 1º Edição”, da Rede Globo, palestrou sobre o “Mercado de trabalho e tendências da televisão”.
De forma bem descontraída, assim que chegou no auditório da faculdade, o jornalista com passagens por SBT, Record, entre outros veículos, aproveitou para tirar uma foto do público presente e postar na mesma hora no Twitter, manifestando sua alegria por estar ali com os estudantes.
César Tralli iniciou a palestra contando seu início no jornalismo e as dificuldades que passou ao longo da carreira até chegar ao seu cargo atual.
O jornalista, formado e pós graduado pela Cásper Líbero, contou aos alunos de comunicação que, logo quando ingressou no jornalismo, um dos seus primeiros empregos foi como arquivista. Mais tarde, exerceu as funções de rádio-escuta, repórter de rua e só depois, se tornou âncora do SPTV.
De acordo com Tralli, hoje em dia há formas mais viáveis de se fazer jornalismo, como o próprio “jornalismo cidadão”, recorrentemente feito pelos principais jornais do país, onde o telespectador tem seu papel como mediador de casos do cotidiano ao escrever ou noticiar, por meio de fotos e vídeos feitos com a própria câmera do celular, por exemplo.
Além disso, o jornalista acredita que a tendência do fazer jornalismo esteja se tornando cada vez mais regional, uma vez que o público alvo sempre espera ver nos telejornais matérias que estejam relacionadas aos acontecimentos mais próximos de suas localidades, o que faz com que o jornal seja mais próximo de seu telespectador.
Durante a sessão de perguntas feitas pelos alunos da FIAM FAAM, o apresentador do “SPTV 1º Edição” foi indagado sobre às investigações de corrupção que fez como jornalista sobre o então prefeito da cidade de São Paulo, Paulo Maluf, iniciadas em 2001. Tralli explicou, que toda sua atuação para a apuração dos fatos que declaravam Maluf corrupto sempre foi restrita ao profissionalismo, lembrando aos alunos a importância da imparcialidade e a ética quando exercida a profissão de jornalista.
Depois, César Tralli tratou sobre o mercado de trabalho para os novos jornalistas e sobre as mudanças constantes que o jornalismo televisivo tem passado ao longo dos anos. Disse que a Rede Globo, ao adotar o atual padrão para seus jornais diários na parte vespertina tem visado a proximidade do programa com o público, usando uma linguagem mais informal sem perder a credibilidade e a seriedade.
Por fim, o apresentador aconselhou os estudantes a não desistirem de seus objetivos, por mais difíceis que possam parecer, dando como exemplo ele mesmo, ao dizer que não trocaria a vida de jornalista e as experiências árduas do passado até chegar ao atual posto, por outros tipos de propostas de trabalho.
Por Leandro Massoni.
Perfil de Leandro Massoni
Leandro Massoni é graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Paulista – Unip, desde 2012. Sua primeira experiência na área foi como estagiário de produção da Revista Eletrônica Domingo Espetacular, da Rede Record. Atualmente, é jornalista e repórter de uma agência de notícias católicas, e estuda locução na Radioficina.
[…] MAIS César Tralli lota palestra da 4ª Semana de Comunicação FIAM FAAM Conheça a Agência Integrada da […]