InícioListasCinco listas de jornalismo no Twitter para se manter informado

Cinco listas de jornalismo no Twitter para se manter informado

Quando você começa a seguir uma lista, os Tweets das pessoas incluídas nessa lista começam a aparecer para você na sua timeline de acordo com o tipo de entrega do algoritmo relevante ao seu perfil.

Foto: Alan Carrera/Pixabay

O Twitter é uma rede social com 211 milhões de usuários ativos diários (no último trimestre divulgado pela rede social), muitos desses usuários buscam todos os dias além de estar dentro das suas comunidades de interesse, seguir grandes influenciadores, se informar ou até mesmo apenas ver vídeos engraçados.



Com os jornalistas não é diferente, por ser uma rede social com alto fluxo de informações, muitos comunicadores usam a rede social para divulgar seus trabalhos, apoiar causas importantes, se informar ativamente e até compartilhar as matérias que escrevem em veículos que trabalham. Além disso, temos por lá as contas oficiais de todos os veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

O que são as listas no Twitter?

As listas, de acordo com a própria rede social: “permitem personalizar, organizar e priorizar os Tweets que você vê na timeline”. Quando você começa a seguir uma lista (que pode ser feita por você ou por qualquer outra pessoa na rede social), os Tweets das pessoas incluídas nessa lista começam a aparecer para você na sua timeline (página inicial) de acordo com o tipo de entrega do algoritmo relevante ao seu perfil, algo muito parecido com os “tópicos”, que ao invés de listar pessoas escolhidas, listam temas relevantes ao usuários para serem seguidos.



01 – Jornalismo brasileiro

Essa primeira é uma lista oficial da plataforma, feita pelo usuário @MomentsBrasil (conta verificada que organiza o conteúdo que roda na rede) que juntou todas contas verificadas de jornais brasileiros, como o SBT Brasil, Poder360 e Congresso em Foco e diversos jornalistas como Vera Magalhães, Basilia Rodrigues e Andréia Sadi. Para acessar a lista, basta clicar aqui.

02 – Fact-checking

A checagem de notícias é algo essencial no jornalismo, essa lista junta contas que contém tanto agências de checagem internacionais como o espanhol EFE Verifica, quanto também nacionais, como a Agência Lupa, Estadão Verifica e o Comprova, além de também conter os profissionais que estão por trás de toda a checagem. Para acessar, clique aqui.



03 – Jornalismo independente

Essa lista junta uma série de jornais que trabalham de forma independente, são agências de notícia, agências de Fact-checking, blogs jornalísticos e até alguns jornais comunitários. Para acessar, clique aqui.

04 – Imprensa Brasileira

Essa é uma das listas mais completas sobre jornalismo no site, diferente do primeiro tópico, aqui você poderá encontrar tanto jornais quanto revistas, sites, blogs e todo assunto que inclua a imprensa brasileira. Para acessar, clique aqui.



05 – Correspondentes

Gosta de acompanhar o cenário internacional? Com essa lista você conseguirá acompanhar o trabalho de jornalistas que são correspondentes internacionais para veículos brasileiros, nela você ainda encontrará nomes como Marcelo Bechler, Guga Chacra e Ariel Palacios. Para acessar, clique aqui.

Bônus – Casa dos Focas

Para demonstrar o quanto é fácil criar uma lista no Twitter, nós da Casa dos Focas também estamos por lá e temos uma lista. Assim ficará mais fácil você ficar atualizado sobre vagas, dicas de jornalismo e o conteúdo publicado pelo site. Para acessar, clique aqui.

Para outras listas oficiais de demais temas, siga o Twitter Moments Brasil.

- Advertisement -
Guilherme Silva
Ciclista amador, Jornalista em formação pela Universidade Nove de Julho, editor, roteirista e podcaster no "Café e Gritaria".
- Advertisement -
Siga-nos
17,611FãsCurtir
5,911SeguidoresSeguir
2,557SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui