InícioListasCinco newsletters gratuitas que todo estudante de jornalismo deve assinar

Cinco newsletters gratuitas que todo estudante de jornalismo deve assinar

Curadorias de conteúdo por e-mail são ótimas fontes de inspiração e informações para jornalistas.

Para jornalistas que procuram ter diversidade em suas fontes de informação, a newsletter é uma opção que enriquece nossa procura por pautas, nos inspira no estilo de escrita e nos fornece informações úteis para realização de reportagens. No cenário atual, também é uma ferramenta que aproxima o leitor da informação verídica e verificada.

Vários sites e jornais oferecem esse material por e-mail, alguns pagos e outros gratuitos. Reunimos cinco indicações brasileiras e gratuitas para todo estudante de jornalismo:

Abraji

O conteúdo elaborado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, se torna primordial para estudantes. O envio semanal às segundas-feiras vem recheado de indicações de cursos, palestras, concursos e muito mais. Difunde muitas formações gratuitas e importantes para um profissional iniciante. Acesse por: Newsletter ABRAJI.

O Farol Jornalismo

Trás as principais discussões sobre a profissão em uma newsletter semanal, enviada às sextas-feiras. Os principais pontos de reflexão e crítica ao jornalismo brasileiro em uma apuração semanal, muito útil para estudantes e acompanhantes desse rico debate. Marcela Donini e Moreno Osório são os jornalistas por trás do projeto. Para se inscrever, acesse o link Newsletter O Farol Jornalismo.

Garimpo

Produzida pelo Núcleo, um portal que tem como recorte o impacto das redes sociais na vida das pessoas, é uma das newsletter mais interessantes dessa lista, pois apresenta um novo e muito necessário alinhamento sobre os assuntos relevantes presentes nas redes sociais mais utilizadas do mundo. Afinal, quem tem tempo para vasculhar todas elas todos os dias? A Garimpo te ajuda com esse trabalho fundamental de apuração. A newsletter é enviada de segunda a sexta-feira, a partir das 11h. Assine pelo link Newsletter Garimpo.

#Colabora

É uma iniciativa que traz para a comunidade conteúdo sobre sustentabilidade além do óbvio meio ambiente. A partir de 2019, as editoras passaram a ser guiadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. O material viabiliza o desenvolvimento sustentável, em um envio diário de segunda a sexta. Assine através do link: Newsletter #Colabora.

Objethos

Desenvolvida pelo Observatório da Ética Jornalística da Universidade Federal de Santa Catarina, criada em 2009 com objetivo de monitorar a ética em produções jornalísticas dos principais meios de informação. O conteúdo se relaciona com a meta estabelecida pelo Observatório, distribuído de maneira quinzenal, aborda assuntos como: Para que servem as comissões de ética?, Jornalistas podem participar de marchas e protestos?. Fique por dentro em: Newsletter Objethos.

Você tem alguma sugestão de uma newsletter não listada aqui? Entre em contato pelo Instagram @casadosfocas ou envie uma mensagem para o seguinte endereço de e-mail: [email protected]

- Advertisement -
Leticia Vidinha
Aspirante a jornalista, editora de aúdio e podcaster no @raposademartecast. Formada em Educomunicação pela Viração Educomunicação 2016. Jornalismo cultural é o meu lugar no mundo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui