O que é webjornalismo?

6
127

news_corporation_tablets

Webjornalismo (cyberjornalismo, jornalismo online, jornalismo digital) nada mais é do que o jornalismo na internet. Antes era apenas um complemento – algumas empresas jornalísticas tinham sites que eram atualizados regularmente. Hoje, está se tornando o foco principal de todos veículos de imprensa.

Pode-se considerar o webjornalismo como a nova televisão, pois muita gente passa mais tempo online do que diante da TV assistindo algo. Atualmente, a internet é o meio mais eficiente de se fazer qualquer atividade: obter informações, conversar, estudar, trabalhar… Além de sua instantaneidade, que faz com que o cyberjornalismo seja a forma mais fácil de obter notícias.

Porém, na web encontra-se muito conteúdo. Por isso, é preciso encontrar uma forma de se destacar em meio a tantos assuntos oferecidos.

Como fazer webjornalismo?

Quando se trata de web, não se trabalha somente com textos. O jornalismo online é uma plataforma multimídia. Mais do que uma simples “notícia”, esse meio necessita de “conteúdo”. Fotos, vídeos, infográficos e tabelas passam a ser obrigatórios no webjornalismo. Esses novos conceitos trazem mais entretenimento e leveza para as reportagens.

Para trabalhar nessa área, é preciso ser ágil. A cada minuto os sites e portais de notícias devem ser atualizados. Por esse mesmo motivo, também é preciso ficar atento a não cometer erros. Ser rápido não significa ser relaxado. É preciso apurar a informação da mesma forma em qualquer meio jornalístico.

O cyberjornalismo é marcado por uma característica que não era muito utilizada até então: a participação do leitor. Na internet, é possível comentar e dar opiniões nas reportagens. Por isso, é preciso estar preparado para elogios e críticas de todos.

No novo cenário jornalístico, é preciso pensar não só na notícia, mas também em como ela será repercutida, pois hoje o jornalista não faz mais uma reportagem sozinho. Além de imagens e vídeos, a participação da sociedade é algo indispensável. Mas isso não significa que seja algo difícil de realizar. Com dedicação e fontes seguras, assim como em qualquer plataforma midiática, é possível chegar aonde quiser.

Por Giovana Nava

Perfil do autor

Giovana Nava

Meu nome é Giovana Nava, tenho 20 anos, sou apaixonada por animais, música, filmes e livros. Sou Jundiaiense, mas moro em Indaiatuba, interior de São Paulo. Curso o 7º semestre no CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) na cidade de Salto-SP, nessa universidade existe a Faculdade de Comunicação, Artes e Design (FCAD), que é onde curso jornalismo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Emílio, sou Paraense mas atualmente moro no Tocantins onde estudo Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins. Ainda estou no primeiro período de Jornalismo mas desde já, tenho noção de que área pretendo seguir na minha carreira.

    • Olá, Zeus! Ótimo! Não desista do seu sonho de se tornar jornalista. Muitos obstáculos aparecem ao longo dos quatro anos de estudo, mas isso não deve lhe desanimar. O importante é você sempre ter curiosidade e reconhecer que não sabe tudo, esses são os dois pontos fundamentais para quem quer exercer o jornalismo em qualquer área. Sucesso! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui